Mais de 100 urnas fixas e volantes estão espalhadas pelo município de Icó desde esta segunda-feira [1º] até o próximo domingo [7]. Juntas, elas recolherão a votação da população icoense, que poderá votar se é a favor ou não de uma constituinte exclusiva e soberana para reformar o sistema político brasileiro.
A votação do plebiscito popular acontece em todo o Brasil e foi organizado por diversas entidades que objetivam aperfeiçoar as instituições políticas do país.
Em Icó, participam o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó [Sindsepmi], Sindicato dos Trabalhadores Rurais [STR] de Icó, paróquias, PJMP, Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ], Associação Comunitária Vida e Cidadania [ACVC], Movimento dos Pequenos Agricultores [MPA], entre outras entidades. A expectativa é a de até 17mil votantes em território icoense. A população poderá procurar urnas fixas e volantes nas referidas instituições.
A mobilização busca dar respostas às manifestações ocorridas em junho do ano passado e já contam com apoio e parceria de mais de 400 entidades em todo o país, entre sindicatos, entidades estudantis, igrejas, associações. coletivos e ongs. A votação acontece de 1º e 7 de setembro em razão da data ser a Semana da Pátria.
Os movimentos sociais esperam que a maioria da população brasileira responda favoravelmente à constituinte exclusiva e soberana para a reforma política. Se o resultado for alcançado, o próximo passo será pressionar as autoridades para que a proposta se concretize. Votos também poderão ser realizados pela internet, com número do CPF, no site do Comitê Plebiscito Constituinte.
0 comentários :
Postar um comentário