No último dia 1º de agosto, foi realizada a Reunião de Alocação Negociada de Água do açude Tatajuba, na escola da comunidade de Tatajuba, zona rural de Icó.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Gerência Regional da Bacia do Salgado, entre eles a técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Maria Dasdores, a analista em Gestão dos Recursos Hídricos, Claire Anne, e o técnico do Núcleo Operacional, Ronaldo Guedes.
Na oportunidade, foram debatidos com os participantes sobre Educação Ambiental e Recursos Hídricos. Logo após, foram apresentados os dados do açude Tatajuba para alocação do segundo semestre do ano. Informações como capacidade, volume atual, evolução volumétrica da bacia do Salgado e do próprio açude, histórico das alocações, quadro de demanda, Índice de Estado Trófico [IET] e cenários para alocação, fizeram parte da composição.
BOA RECARGA - Um dos pontos ressaltados pela Cogerh foi a boa recarga apresentada, passando de 33,10% para 74,48% no final da quadra invernosa deste ano. Ainda foi definida a vazão média de água do reservatório, com a liberação de 15 litros por segundo e em dias alternados. Mesmo assim, a projeação é a de que no dia 1º de janeiro ainda tenha um bom volume de água.
Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Agricultura, Danilo Maciel, e representantes da SDA, Ematerce, do vereador Victor Luiz, irrigantes e membros da comunidade local.
0 comentários :
Postar um comentário