O programa oferece condições especiais para que moradores de áreas tombadas possam fazer melhorias nos imóveis. A iniciativa é uma parceira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN] com o Banco do Nordeste do Brasil [BNB] e a Prefeitura de Aracati.
A casa que foi entregue teve toda a fachada restaurada, passou por adaptações e melhorias internas para acolher uma residência unifamiliar.
Além dela, uma autoescola e uma padaria também foram escolhidos para primeira etapa do programa. Algumas das edificações ficaram anos sem uso e a recuperação significa um passo importante para melhoria da paisagem urbana e da vitalidade do sítio histórico.
Os beneficiários do programa foram selecionados entre os anos de 2012 e 2013, através de edital público. No nordeste começou em 2011. O programa está na fase de concessão de financiamentos e execução de obras em seis cidades: Aracati, Fortaleza, Sobral, Viçosa, Olinda e João Pessoa.
Marechal Deodoro, em Alagoas, está na fase final da seleção de propostas, e Parnaíba, no Piauí, lança o edital de seleção ainda este ano.
* Com infomações da Ascom do IPHAN
0 comentários :
Postar um comentário