Está no Diário Oficial da União [DOU] do último dia 7, a abertura de novos procedimentos para o tratamento de pessoas que sofrem com doenças renais. Segundo a Portaria 277/2014, o Sistema Único de Saúde [SUS] deverá oferecer, por exemplo, novas medicações a este tipo de paciente.
Entre as novas ações está a disponibilidade de dosagens da hemoglobina glicosilada, de sódia, de 25 hidroxi vitamina D, de hormônio tireoestimulante e de Tiroxina.
Os pacientes também terão direito a hemocultura - procedimento que pesquisa bactérias no sangue -, exame de caracteres físicos com contagem global e especifica de células, gasometria, entre outros.
A portaria também prevê que no caso de hemodiálise pediátrica, as crianças com problemas renais terão direito a ultrassonografia do aparelho urinário e eletrocardiograma. Pacientes no estágio pré diálise deverão receber dosagens de cálcio, creatinina, fósforo, proteínas, potássio, ferro sérico, ureia. Além disso, a nova medida diz que pacientes portadores do vírus HIV terão direito a pesquisa de anticorpos iGG contra antigeno central da hepatite B.
* Com informações da Agência CNM
0 comentários :
Postar um comentário