
A medida integra uma ampla articulação do Governo do Estado, que tem objetivo de apoiar os municípios na erradicação dos lixões.
A ideia é substituí-los por aterros sanitários com instalações ambientalmente adequadas para o manejo e depósito de rejeitos.
Os cinco projetos em fase de elaboração atenderão a 45 municípios. A proposta é que eles fiquem localizados em Sobral [Região Norte]; Camocim [Litoral Oeste]; São Benedito [Serra da Ibiapaba]; Milagres [Cariri] e Icó [Vale do Jaguaribe]. Os recursos para o desenvolvimento dos projetos chegam a R$ 2,3 milhões, do Governo do Estado em parceria com a Fundação Nacional de Saúde [Funasa].
A iniciativa de elaborar os projetos, conforme a técnica da Secretaria das Cidades, Tércia Pinheiro, se deu após mapeamento das regiões do Estado. “A manutenção dos aterros ainda é muito cara para os municípios. O compartilhamento de aterros sanitários entre municípios de uma mesma região é uma estratégia que busca reduzir os gastos públicos”, afirma.
Além dos cinco projetos em elaboração, um aterro sanitário consorciado será construído no município de Caririaçu, no Cariri. O mapeamento também apontou a instalação de outros 17 aterros consorciados, por parte do Governo do Estado, e mais 4 por parte dos municípios, totalizando 169 municípios consorciados.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
0 comentários :
Postar um comentário