
A cerimônia de entrega ocorreu na sede da prefeitura, mas a festa começou cedo, às 6hs, com um repique de sinos das igrejas do Sítio Histórico. A irmã mais nova, Recife, faz aniversário no mesmo dia, e comemora 477 anos.
FREVO Desde 05 de dezembro de 2012 o Frevo Pernambucano é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela UNESCO durante a 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ocorrida em Paris. No Brasil, foi inscrito pelo IPHAN no Livro de Registro das Formas de Expressão como Patrimônio Cultural Brasileiro em fevereiro de 2007.
Considerado uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira, o frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, em Pernambuco.
O gênero musical urbano surgiu no final do século XIX, no carnaval, em um momento de transição e efervescência social como uma forma de expressão popular nessas cidades. O Frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural.
Desde suas origens, o frevo expressa protesto político e crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade cultural brasileira.
* Com informações da Assessoria de Comunicação IPHAN
0 comentários :
Postar um comentário