Na última terça-feira [12], foram entregues pelo Governo do Ceará notebooks a 4.414 alunos do ensino médio da rede estadual que se destacaram no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará [Spaece] 2012.
A entrega foi feita pelo governador Cid Gomes, no Centro de Eventos do Ceará, e assinala mais uma vez o rápido desempenho das ações que tem incentivado o avanço da educação no Estado.
“Uma das principais obrigações do poder público é assegurar a todo o conjunto da população igualdade e isso só é possível de ser feito se a escola pública for eficaz. No Ceará a escola pública tem avançado muito rapidamente. Há sete anos apenas 40% das crianças de seis anos eram alfabetizadas atualmente temos 90% das nossas crianças lendo e escrevendo. Há três anos, quando implantamos a premiação do Spaece apenas 813 alunos foram premiados com um notebook, esse número foi crescendo e esse ano vamos premiar 6.318 alunos”, discursou Cid Gomes.
O Spaece 2012 identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe o prêmio quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda. A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. Foi instituída pela Lei 14.483, de 2009, e passou por recente reformulação, em 2012, através da Lei 14.691.
Todos os 4.414 agraciados nesta terça-feira são alunos das escolas estaduais da Capital e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação [Credes] de 01 a 09. Os outros 1.904 alunos das Credes 10 a 20 receberão seus notebooks na próxima solenidade de entrega da premiação. Todos eles foram premiados por estarem com notas acima da média estipulada pelo Spaece - 6,5 para a disciplina de português e 7,0 para matemática.
“Provavelmente esses 6.318 jovens têm notas maiores que alguns alunos das escolas particulares do nosso Estado. Isso mostra que todos são iguais o que nossos jovens precisam é de incetivo para se superarem.A premiação de hoje, por exemplo, estimula. Isso é um ciclo, se os alunos são estimulados eles chegam a faculdade com notas melhores e voltam ao mercado de trabalho como profissionais melhores”, destacou o Governador.
O estudante Pedro Almir é prova de que com ações públicas eficazes, investimentos e incentivo a escola pública pode proporcionar um futuro promissor. O jovem concluiu em 2012, no Colégio da Polícia Militar, seus estudos e atualmente cursa Fisioterapia na Universidade Federal do Ceará [UFC]. “Estou muito feliz por hoje representar todos os alunos do Ceará, pois minhas notas não representam apenas o meu sucesso, mas, principalmente, o sucesso de todos e o desenvolvimento da educação pública no nosso Estado”, destacou Pedro Almir.
Segundo o governador Cid Gomes, outros exemplos e números têm demonstrado os rápidos avanços. “Segundo os dados do Ideb, em 2007 o Ceará era o 10º colocado em qualidade de educação entre os 17 estados do Norte e Nordeste. Segundo a última avaliação do Ideb, em 2011, somos o primeiro lugar do Norte e Nordeste em todos os níveis, nos 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio”, comemorou o Governador.
alunos dentro2Presente na solenidade, a secretária estadual da Educação, Izolda Cela, aproveitou para comemorar e parabenizar o esforço de cada um 6.318 jovens que serão beneficiados com a premiação. “Esse é um momento de festa pelo resultado dos nossos estudantes. E nós comemoramos da Seduc comemoramos além do resultado de vocês, o melhor preparo das escolas, os esforços de todos os diretores, professores e todos os que estão envolvidos diariamente com a educação. E essa educação que vai influenciar na melhoria de vida da nossa sociedade”, reforçou a secretária.
Na ocasião ele chamou a atenção dos alunos para o estimulo que eles podem representar aos jovens que ainda não obtiveram notas acima da média estipulada pelo Spaece. “Vocês precisam ser solidários com os seus colegas. Também é fundamental que vocês procurem se manter livres de vícios para que tenham boa saúde pois isso vai contribuir muito para a educação de vocês. Para finalizar, tenho muita esperança na capacidade de cada um dos jovens cearenses”, aconselhou Izolda Cela.
O Governador finalizou a solenidade lembrando que o mesmo esforço tem sido empreendido na melhoria do ensino superior do Estado através de ações e investimentos. “Em gestões passadas os orçamentos das universidades estaduais eram de menos de R$ 100 milhões. Devemos finalizar 2013 com esse orçamento triplicado, em cerca de R$ 302 milhões. Os professos universitários tiveram um aumento de cerca de 150 por cento. Os investimentos também são ímpar nas universidades cearenses”, destacou Cid Gomes.
SPAECE O objetivo do Spaece é fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.
Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa [2º ano], Avaliação do Ensino Fundamental [5º e 9º anos] e Avaliação do Ensino Médio [1ª, 2º e 3ª séries].
* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado e da Casa Civil
0 comentários :
Postar um comentário