
Na noite dessa terça-feira [15], foram comemorados os 50 anos da Casa do Ceará em Brasília, nas dependências da entidade, localizada na 909/910 Norte.
Na ocasião, foi realizado o lançamento do livro “50 Anos da Casa do Ceará em Brasília”, obra que homenageia 150 de 55 municípios cearenses e que contribuíram com o Distrito Federal.
O livro foi elaborado para marcar os 50 anos da entidade e foi financiado pelo grupo empresarial M. Dias Branco.
Entre as homenagens, está a presença dos icoenses José Pereira Brito, o qual dividiu-se entre o Cinema e a Advocacia, e Juraci Pessoa de Carvalho, através do empreendedorismo comercial com a “Tesoura de Ouro” em Brasília.
O livro tem textos introdutórios do presidente da Casa, Osmar Alves de Melo, do 1º vice presidente e fundador, Fernando Cesar Mesquita, dos jornalistas Adirson Vasconcelos, José Jezer de Oliveira, ex-presidente da Casa, José Colombo de Souza Filho, José Wilson Ibiapina, bem como textos sobre o Projeto Fausto Nilo, de refundação da Casa, do grupo empresarial M.Dias Branco e relação de deputados e senadores cearenses de 1963 a 2013. A Casa do Ceará em Brasília foi fundada em 15 de outubro de 1963.
O evento contou com a presença da diretoria da Casa do Ceará em Brasília, políticos, empresários, dentre representantes de diversas entidades, que participaram de um jantar de confraternização para 600 pessoas com a participação de familiares dos 150 homenageados.
A celebração lembrou dos fundadores da Casa e foi destacado que a Casa já prepara para mais 50 anos de serviços aos cearenses e aos brasileiros, através do projeto Fausto Nilo que é a sua refundação. Entre os homenageados do evento os ex-governadores do Ceará Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Gonzaga Mota, Lucio Alcântara e Adauto Bezerra e “In memoriam” os ex-governadores Menezes Pimentel, que foi fundador da Casa, Paulo Sarasate e Valdemar Alcântara.
Na oportunidade, a Casa do Ceará apresentou um vídeo sobre os 50 anos, elaborado pelo cineasta e prof. Pedro Jorge de Castro, com depoimentos dos jornalistas Fernando César Mesquita fundador e ex-presidente, e José Jezer de OLIveira, ex-presidente, advogado Osmar Alves de Melo, presidente, arquiteto Fausto Nilo, autor do novo projeto da Casa do Ceará, que será implantada no mesmo local, e do jornalista José Wilson Ibiapina.
Durante o evento, um telão mostrará as fotos dos 150 homenageados no livro e de suas famílias. Igualmente será anunciado a criação de um site especial www.casadoceará50anos.com.br onde poderão ser lidos os perfis de cada homenageado e vistas as fotos de seus familiares ou de suas criações e iniciativas.
Dos 26 fundadores da Casa do Ceará apenas um está vivo, Fernando César Mesquita. A Casa empenhou-se em encontrar dados sobre todos os fundadores, mas infelizmente nada foi encontrado sobre cinco deles. Os perfis narram a trajetória de vida dos homenageados com suas famílias.
* Com informações da Casa do Ceará em Brasília
0 comentários :
Postar um comentário