Arquivo Público do Ceará abre inscrições para oficinas

O Arquivo Público do Ceará abre nesta segunda-feira [21], inscrições para três oficinas que acontecerão entre os dias 04 e 06 de novembro.

As ações integram a programação especial do equipamento para a Semana da Cultura. Ministradas por historiadores e graduandos em História, as oficinas têm como foco o projeto “Memórias Reveladas”, a estrutura policial durante o período do Império e a ciência paleográfica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no próprio Arquivo Histórico ou pelo fone 85 3101.2615.

A Oficina do Projeto “Memórias Reveladas” será ministrada por Fabiano Matos e destaca o projeto iniciado em 2010, em parceria com o Arquivo Nacional, para organização, descrição e digitalização dos arquivos da ditadura militar brasileira [1964-1985]. 

No programa, uma introdução à história do período, um histórico dos órgãos de repressão, o histórico da documentação [origem e acumulação arquivística], o objetivo e os resultados do projeto “Memórias Reveladas” e uma discussão sobre a Lei de Informação e a abertura dos documentos da ditadura. A oficina acontece no dia 5 de novembro, das 13h30 às 17 horas, com 30 vagas.

A Oficina de Descrição Arquivística da Chefatura de Polícia do Império [1862-1889] aborda as possibilidades de pesquisa para o historiador, sobre o período, destacando as atividades da polícia do Império, os autores que discutem a estrutura policial, as sugestões de metodologia e os recursos de que podem se valer os historiadores para analisar o período imperial. 

A oficina será ministrada pelas graduandas em História Bruna de Oliveira [UFC], Cleidiane Morais [UFC] e Patrícia Marciano [UECE] e será realizada no dia 5 de novembro, das 08h30 min às 12 horas, com 30 vagas.

Já a Oficina de Paleografia objetiva promover o aprendizado das noções básicas da ciência paleográfica e das ciências afins, informando sobre a história da escrita, dos suportes e tipos, recorrendo a exemplos de fontes documentais. Além da parte teórica, inclui prática de transcrição e informações sobre as normas da atividade, a partir de documentos dos séculos XVI a XIX. A oficina será ministrada pela historiadora Liduína Queiroz [UECE] e acontece no dia 6 de novembro, de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h, com 20 vagas.

ARQUIVO PÚBLICO Criado em 1916, o Arquivo Público do Estado do Ceará tem como função recolher, preservar e divulgar documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, emitidos pelos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, de particulares, desde 1703. O Arquivo Público emite certidões de documentos cartoriais e transações paleográficas de documentação histórica e monta exposições temáticas.

SERVIÇOS Oficinas do Arquivo Público do Ceará. Oficinas do Projeto Memórias Reveladas, de Descrição Arquivística da Chefatura de Polícia do Império e de Paleografia. Dias 5 e 6 de novembro. Inscrições gratuitas abertas a partir desta segunda-feira, 21/10, no Arquivo Público do Ceará [R. Senador Alencar, 348] ou pelo fone 3101-2615.


* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secult
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :