
O evento, que acontece em Guaramiranga, no Ceará, contará com 35 espetáculos teatrais, reisados, dramas, cortejo, shows e uma série de ações formativas. Toda a programação é gratuita.
Há 20 anos o movimento teatral do Nordeste via nascer um festival que iria marcar a história das artes cênicas da Região. Em Guaramiranga, cidade serrana cearense, com seus poucos mais de 5 mil habitantes, a cena era aberta aos participantes da primeira edição do Festival Nordestino de Teatro [FNT].
O formato era “enxuto”, mas a ideia de focar na formação, no intercâmbio e na discussão sobre o pensar e o fazer teatral em toda a sua abrangência, já era bem trabalhada entre os sócio-fundadores da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga [AGUA], entidade realizadora, e instituições parceiras.
Duas décadas depois, o FNT se vê consolidado, com o seu nome bem marcado no currículo de diversas companhias teatrais dos nove estados nordestinos, não só pela participação em uma ou mais edições, mas principalmente pelos frutos gerados a partir das discussões nos debates sobre os espetáculos, nos encontros, como o de artistas pesquisadores, nas oficinas, nas trocas de experiências e no intercâmbio vivenciado também em conversas informais nos bares e cafés da Praça do Teatro Municipal e seu entorno.
0 comentários :
Postar um comentário