Sejus lança "Cores da Liberdade" e fecha parceria com FIEC para ressocialização

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e a Tintas Hidracor lançaram no úlimo dia 3 de setembro no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II [IPPOO II], em Itaitinga, o projeto Cores da Liberdade, ação que visa à qualificação e profissionalização em pintura de 250 detentos em 10 unidades de privação de liberdade cearense. 
 
O curso de pintor ofertado para os internos ainda amplia sua atuação para toda a comunidade carcerária, já que dá nova cor as vivências e corredores das unidades.

O IPPOO II é a quarta unidade a receber o projeto com a capacitação em pintura de mais 25 pessoas. O projeto está finalizado na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na Casa de Privação Provisória de Liberdade I [CPPL I] e no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa [IPF]. Todos os internos destas unidades receberam hoje, das mãos da secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a certificação e um kit com pincel e bandeja, ofertado pela Atlas Pincéis, para começar os trabalhos ao saírem da unidade.

O diretor comercial da Hidracor, Mario Correia, ressaltou que a empresa fica muito feliz por realizar a ação. “Porque temos certeza que, na medida em que os internos que certificamos ganharem a liberdade terão a chance de fazer uma escolha: trabalhar de maneira integra, sendo reconhecidos, em uma profissão”, disse.

Na ocasião, a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará assinou um termo de cooperação com o vice presidente da Federação de Indústrias do Ceará [FIEC], Roberto Sérgio Ferreira, que permitirá investir ainda mais na mão de obra carcerária, com oportunidades de trabalho dentro e fora das unidades prisionais. Com esta assinatura fica oficializado a união de esforços entre as duas entidades que funcionará como incentivo para que as industrias instalem postos de trabalho e dêem oportunidades às pessoas ao saírem do cárcere.

O vice presidente da FIEC, Roberto Sérgio, elogiou a atuação produtiva da secretária Mariana Lobo, parabenizando e saudando os internos presentes como “futuros profissionais da construção civil”. “Nós do sistema FIEC estamos fazendo a nossa parte, a sociedade está dando oportunidade e ajudando o Estado. Agora é a vez de vocês mostrarem que tem este potencial”.

A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, agradeceu. “Gostaria de agradecer a toda a sociedade, aqui representada pela FIEC, que tem acreditado na nossa luta, que é a de dar um novo começo as pessoas que estão aqui encarceradas. Todas as pessoas merecem uma nova chance e um novo começo e este sistema penitenciário que queremos: um espaço de recuperação e transformação social”.

Na fala, dirigiu-se aos internos: “para vocês que estão escutando, que são a razão de a gente estar aqui hoje, nós estamos aqui hoje por um único motivo: queremos estar ao lado de vocês no momento que vocês regressarem a sociedade. E aqui eu lanço um desafio a vocês: abracem esta oportunidade. A responsabilidade de vocês é muito grande, porque este projeto está dando certo porque vocês se envolveram nele. Mostrem que valeu a pena e abram as portas para que outras empresas possam dar mais chances a quem está lá dentro esperando esta mesma oportunidade. Vocês tem responsabilidade de mostrar que cometeram um erro, pagaram o preço que a Justiça aplicou, mas que estão dispostos a mudar e recomeçar. Eu e a equipe da Sejus estaremos do lado de todos que quiserem construir uma vida nova lá fora”, assegurou a secretária Mariana Lobo.


* Com informações da Sejus
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :