A Assembleia Legislativa do Ceará suspendeu a sessão plenária da última terça-feira [10], em decorrência da morte do ex-deputado estadual e advogado Francisco de Assis Arruda Furtado. A solicitação foi do deputado Fernando Hugo [PSDB].
O deputado Sérgio Aguiar [PSB], na presidência da Mesa Diretora, destacou a importância do trabalho do ex-deputado. O parlamentar lembrou que Arruda Furtado foi deputado constituinte junto com seu avô e o avô do deputado Manoel Duca [PRB].
Nascido em 10 de maio de 1923, em Senador Pompeu, Arruda Furtado foi eleito deputado para a Assembleia Constituinte em 1935, com apenas 22 anos, mas teve o mandato interrompido em 1937, durante um golpe militar. Voltou à Assembleia em 1947, quando teve assento como 2º suplente, assumindo a cadeira do deputado Manoel Gomes Sales.
Foi eleito por mais sete mandatos, chegando a ocupar interinamente o Governo do Estado durante 15 dias, em 1966, substituindo o governador Virgílio Távora. Além de sua atuação na Assembleia Legislativa, ocupou cargo de procurador do Tribunal de Contas do Município, diretor do Tribunal Regional do Trabalho e do Instituto do Ceará, e também se destacou como estudioso da história e literatura.
Arruda Furtado morreu na madrugada do último dia 9, em Fortaleza, aos 90 anos. O corpo do ex-deputado foi sepultado no Cemitério São João Batista.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário