
Isto é, para que um determinado material linguístico fosse alçado à condição texto, deveria ser construído com base na linguagem escrita.
Não estamos dizendo, aqui, que a linguagem não-verbal [leia-se, imagem] não se fazia presente nos materiais textuais. Contudo, o tratamento dado à linguagem não-verbal ainda não contemplava a construção de sentido face o texto imagético.
Em face desse conceito de texto que tinha como foco apenas a palavra, a leitura era alçada à condição de Decodificação de Conteúdos e Informações.
De acordo com Barbosa & Souza [2006], o ensino dessa competência linguística primava por práticas mecânicas de reprodução, focando em atividades que priorizavam a localização, a extração e, em especial, a reescrita de pequenos fragmentos/trechos de textos.
Ora, o ato de ler pautava-se, única e exclusivamente, no plano verbal exposto na superfície do texto. Excluía-se, assim, a linguagem não-verbal e uma gama de elementos discursivos que compõem o plano visual.
Bentes [2001] e Feres [2002] demonstram o fato de, nos anos de 1980, a Linguística de Texto e/ ou Teorias do Texto, por meio de seus postulados, produzirem um novo conceito de texto enquanto Sentido, ou melhor, enquanto Unidade de Sentido.
Na ótica de Xavier [2006], o conceito de texto passa, então, a abarcar todas as práticas comunicativas construídas com base na linguagem escrita, oral e imagética. Esse novo conceito de texto inclui a imagem na construção linguística do texto. Ora, se antes a noção de texto estava, única e exclusivamente, condicionada e determinada pela escrita, agora, tal noção cai por terra.
É, nesse contexto, que se fala em Multimodalidade. No dizer de Dionísio [2005], o conceito de multimodalidade diz respeito às mais distintas formas de construção linguística e de apresentação da informação/ mensagem [DIONISIO, 2005].
Essa diversidade de formas se dá, por intermédio da articulação/ junção entre palavras e imagem. Em outras palavras, cores, imagens, o formato/ tamanho das letras, a disposição da grafia e das ilustrações presentes na superfície textual etc.. Todos esses traços e marcas multimodais evidenciam a pretensão comunicativa do texto e, sobretudo, contribuem de forma significativa para a elaboração de significação por parte do leitor.
Emergem, desse modo, os Textos Multimodais, que lançam mão da diversidade de modos de construção, pautando-se, para isso, na articulação entre/ junção entre o âmbito verbal e visual [leia-se, escrita e imagem].
Ou seja, as mais distintas formas de linguagem. São exemplos que ilustram esse tipo de texto: Anúncios, Charges, Histórias em Quadrinhos - HQs, Propagandas, Tirinhas, Pinturas, Imagens, Ilustrações etc.. A Leitura assume, dessa maneira, a Perspectiva de Produção de Sentido face o Texto [KOCH & ELIAS, 2006], sejam tais textos escritos e/ ou imagéticos.
Nesse sentido, a inserção de aspectos e traços multimodais na construção linguística do texto traz à tona novas posturas para a compreensão textual, na medida em que a construção de efeitos de sentido face o texto transcende a palavra, abarcando, assim, a grande diversidade de elementos linguísticos, discursivos e semióticos presentes na superfície textual.
Referências
BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. . Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BENTES, A. C.. Linguística textual. In: MUSSALIM, F. ; BENTES, A. C. [Org.]. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
DIONISIO, A. P. . Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades)In: MARCUSCHI, L. A. [Org.] ; DIONISIO, A. P. [Org.] . Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FERES, B. S. . Estratégias de leitura, compreensão e interpretação de textos na escola. In: Anais do VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Rio de Janeiro/ RJ, CiFEFil, 2002.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. . Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
XAVIER, A. C. S.. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Catanduva: Rêspel, 2006.
* Texto escrito por Silvio Profirio da Silva - Graduando em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. [E-mail: silvio_profirio@yahoo.com.br]
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