Revitalização do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas [Dnocs]. Este foi o tema central da audiência pública realizada nessa segunda-feira [5] na Câmara Municipal de Icó.
O evento contou com presença do deputado federal Eudes Xavier [PT-CE], do presidente da Associação dos Servidores do DNOCS [Assecas], Roberto Morse de Souza, e do presidente da Associação dos Irrigadores do Perímetro Icó - Lima Campos [Adicol], Rui Teixeira.
Na ocasião, foi debatido a importância da ação para que esta autarquia federal, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, seja reerguida e reafirme o papel de instrumento de convivência com o semiárido. "Este projeto vai depender da mobilização política e da sociedade nordestina", pontuou Xavier.
PILC E REUNIÕES O deputado federal afirmou que pretende realizar reuniões com o Ministério do Planejamento sobre o Dnocs e apontou onde se encontram o recursos para o canal de gravidade, do projeto Mais Irrigação, do Governo Federal, para o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos [PILC].
"Nós estamos protocolando uma reunião com o Ministério do Planejamento [sobre o Dnocs]. Já o dinheiro do 'Mais Irrigação' [do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos] não está no Dnocs, está no Ministério do Planejamento.", garantiu ele.
O presidente da Adicol citou, na sua fala, que o Dnocs está amarrado pela politicagem e que precisa servir para melhorar a situação do Nordeste, que encontra-se no segundo ano seguido de estiagem. "Hoje, a maracutaia da política tem estragado o Dnocs. Este Dnocs tem que servir para melhorar a situação do Nordeste, com dois anos de seca e o órgão está amarrado. Espero que o Dnocs renasça das cinzas e venha a fazer dos perímetros [irrigados] um celeiro de alimentos", disse.
Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Icó, Gilberto Barboza [PSDB], os vereadores Victor Luiz [PR], Elizeu Amâncio [PMN], Jota [PRB], Maria do Cal [PSL] e Mazinho Mota [PSDC], além do representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais [STTR], Ireudo Félix, e representantes de associações, irrigantes e colonos.
0 comentários :
Postar um comentário