Os dois desembargadores tiveram seus nomes indicados pelo Pleno do TJCE, no último dia 19 de abril, e eleitos pela Corte do TRE-CE, no dia 6 de maio.
Desde o dia 26 de abril, os desembargadores vêm exercendo, interinamente, os cargos de presidente e vice-presidente do TRE, por conta da aposentadoria compulsória do desembargador Ademar Mendes Bezerra, que completou 70 anos.
Pouco antes da solenidade nesta sexta-feira [14], os desembargadores Iracema do Vale e Abelardo Benevides, que serão responsáveis pela realização das eleições majoritárias e proporcionais de 2014 no Ceará, atenderão à imprensa, às 15h30, na Sala de Convivência, no 2º andar do Tribunal de Justiça, para facilitar o trabalho dos jornalistas que forem cobrir a cerimônia de posse.
CURRÍCULOS A nova Presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, nasceu em Fortaleza, Ceará, em 17 de abril de 1952. Filha da Senhora Iracema Martins do Vale e do ex-deputado Francisco Ferreira do Vale, tem dois filhos, Paulo e Cláudio Vale, e é casada com o Senhor João Soares Neto.
Concluiu a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, aos 22 anos de idade, sendo admitida, por concurso público, como técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho, do Ceará. Bacharela em Administração Pública na Universidade Estadual do Ceará, em 1980, possui especialização em Direito Público na UFC, em 1980, e Processo Civil na Escola Superior do Ministério Público, em 2002.
Foi promotora de Justiça, ingressando no cargo, por concurso público, em 1982, oficiado nas comarcas de Beberibe, Aracati, Acaraú, Sobral, Maranguape e Fortaleza. No Ministério Público Estadual, foi promovida à procuradora de Justiça em 2002, tendo sido eleita em 2004 ao mais alto cargo do MP Cearense, procuradora geral de Justiça.
Nomeada, em 28 de outubro de 2005, desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, pelo critério do quinto constitucional. Na Corte do TJ-CE, foi ouvidora de Justiça, de 2007 a 2009, eleita presidente da 4ª Câmara Cível, desde 2010, e eleita integrante do órgão especial deste tribunal, a partir de 2011. Nos últimos dois anos (2011-2013), foi corregedora regional eleitoral e vice-presidente do TRE-CE.
O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, que assume a Vice-Presidência e a Corregedoria do TRE, nasceu em Mombaça-CE, em 22/6/1956. Filho do Senhor José Moraes de Freitas e da Senhora Zilma Benevides de Araújo Freitas, é casado com Maria Elisbeth Evangelista Moraes e tem quatro filhos: Abelardo Filho, Ismael, Lisabele e Bianca.
É bacharel em Direito e pós-graduado pela Universidade Federal do Ceará. Advogado, promotor de Justiça e juiz de Direito, de 1984 a 2006, quando foi nomeado, pelo critério de merecimento, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Corregedor auxiliar do TJ-CE por dois períodos consecutivos, exerceu ainda o cargo de vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e a Vice-Presidência da Associação Cearense dos Magistrados. Juiz coordenador da Propaganda Eleitoral nas Eleições de 1998, foi membro suplente e depois efetivo do TRE-CE, na categoria juiz de Direito, onde serviu por sete anos e, posteriormente, condecorado com a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque Souza, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por serviços prestados à Justiça Eleitoral. Desde junho de 2011, vinha exercendo o cargo de desembargador suplente na Corte do TRE.
* Com informações do TRE-CE
0 comentários :
Postar um comentário