
Na ocasião, ainda foram sancionadas a criação das universidades federais do Sul Sudeste do Pará [Unifesspa], do Oeste da Bahia [Ufob] e do Sul da Bahia [Ufesba]. O governador Cid Gomes esteve presente na cerimônia.
A UFCA foi aprovada na Câmara Federal e Senado Federal e nasce do desmembramento da Universidade Federal do Ceará [UFC], com campi de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, já existentes, e novos campi que serão criados em Icó e Brejo Santo, que terão cinco cursos cada. Serão criados 27 cursos de graduação, tendo como meta atender a 6.490 estudantes. Serão contratados 197 professores e 530 técnicos administrativos.
A criação das universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras [Reuni], pelo qual o governo federal tem adotado uma série de medidas que objetivam retomar o crescimento do ensino superior público, tendo como meta inicial a interiorização deste nível de ensino.
Entre 2003 e 2010, o programa foi responsável pela criação de 14 novas universidades federais e 126 novos campi ou unidades acadêmicas, chegando agora a 63 universidades e 321 campi em todo o país. A expansão aumentou também o número de municípios brasileiros atendidos por universidades federais, de 114 em 2003, para 272, em 2010, beneficiando a partir do início do funcionamento destas quatro universidades, mais 16 municípios brasileiros.
* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado e Rede Brasil Atual
0 comentários :
Postar um comentário