A internet é considerada a mídia mais importante para 88% do público brasileiro, à frente da televisão, jornais e revistas.
Além disso, 40% passam ao menos duas horas conectados, contra apenas 27% dos que gastam o mesmo tempo assistindo TV.
Os dados são do estudo Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia 2013, feito pela comScore e o Interactive Advertising Bureau no país [IAB Brasil], com mais de 2 mil pessoas.
Entre os dispositivos mais usados para acessar a web, os smartphones e os tablets foram os destaques. Nesse contexto, os celulares são preponderantes: em 2012, 42% dos brasileiros possuíam esse tipo de aparelho, sendo que em 2013 esse número saltou para 52%.
Desses usuários, 37% passam 14 horas semanais ou mais navegando ou usando apps em seu aparelho. Já entre usuários de tablets, 46% passam o mesmo tempo navegando ou usando apps. De acordo com o estudo, pessoas com faixa etária inferior a 35 anos são mais inclinadas a passar mais tempo navegando ou utilizando aplicativos no smartphone, em vez de no tablet.
A internet móvel já afeta também a TV tradicional. Hoje, 73% do público online no Brasil usa a internet em diferentes canais, enquanto assiste TV. Entre os entrevistados que navegam pela internet através de notebooks enquanto assistem TV, 56% realizam atividades não relacionadas aos programas que estão assistindo. Quando a navegação é feita por smartphone esse número cai para 48% e para 47% quando é feita via tablet.
PUBLICIDADE ONLINE O levantamento revela, ainda, que a publicidade digital foi considerada menos incômoda [32% contra 18%] do que os anúncios veiculados na televisão, além de mais informativa [50% contra 21%], mais criativa [49% contra 40%], mais crível [38% contra 29%] e mais evidente [45% contra 36%].
Quanto às campanhas mais memoráveis, contudo, a vantagem ainda é da TV, com 48% contra 33% do online. De acordo com o estudo, essa preferência faz sentido porque a publicidade em TV tem mais de 40 anos, enquanto na internet ainda não chegou aos 20.
Para o vice-presidente executivo do IAB Brasil, Marcelo Lobianco, o resultado mostra a melhora e o impacto da publicidade online no público alvo. “O fato de que 84% dos participantes afirmam já ter comprado algum produto online, seja por meio de computador, laptop, smartphone ou tablet, demonstra que o brasileiro está perdendo o ‘medo’ de utilizar a internet para ações além de navegar e acessar redes sociais”, completa.
O estudo também ressalta a motivação de compra em lojas físicas partindo do meio digital. Hoje, 74% da audiência online no Brasil realiza pesquisas na internet sobre os produtos que pretendem adquirir da maneira convencional — aumento de 9 pontos percentuais em relação ao desempenho do ano passado.
“Perceber que os brasileiros estão mais abertos para a comunicação e consumo online dá um fôlego especial os profissionais que trabalham com esse tipo de mídia, pois fica claro que esse é um campo que ainda apresenta várias possibilidades que precisam e serão exploradas de forma mais ampla”, conclui Lobianco.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Etice e TI Inside Online
0 comentários :
Postar um comentário