Melhores dias do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos. Esta foi uma das principais pautas de uma reunião realizada entre lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra [MST] dos estados de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
O encontro, realizado no dia 29 de abril, girou em torno de projetos de irrigação para assentamentos e perímetros públicos e de ações para enfrentar a estiagem em estados do Nordeste e da região Sul do país.
O ministro afirmou que o Governo Federal tem tratado com prioridade as políticas públicas voltadas para irrigação, apontando o programa Mais Irrigação, que pretende até 2014 mais 400 mil hectares irrigados em todo o Brasil,
DESAFIOS Apesar de colocar os pontos positivos, o ministro afirmou que no momento existe "um cenário de baixa produção em quase 130 mil hectares do total de 330 mil, por razões diversas - ausência de assistência técnica, dificuldade de acesso ao crédito, entraves na comercialização. Por isso, o Mais Irrigação está introduzindo uma nova política de apoio a redes de empresas, que funcionarão como -âncoras agrícolas', para dar suporte aos agricultores familiares", pontuou.
ICÓ-LIMA CAMPOS Uma das principais reivindicações do MST, o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, foi confirmado o recebimento de R$ 16 milhões em investimentos do Governo Federal, pelo programa Mais Irrigação. Na ocasião, o ministro citou a necessidade da revitalização dos perímetros públicos federais, outro componente do programa Mais Irrigação.
ASSENTAMENTOS Na reunião, outro pleito do MST colocado na mesa foi conversado, sobre o Ministério investir em projetos de irrigação nos assentamentos. O ministro disse que conversou com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, sobre a possibilidade
Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, avaliou como positiva a reunião do grupo com o ministro, que esteve acompanhado de gestores das secretarias de Irrigação, Infraestrutura Hídrica, Defesa Civil e Desenvolvimento Regional, além de representantes da Codevasf e DNOCS. "Estamos tendo uma rodada de reuniões com diversos ministros antes da audiência que teremos com a presidenta Dilma Rousseff. Hoje avançamos na pauta central do Movimento e, a partir das sugestões do ministro, vamos qualificar mais os detalhes e encaminhamentos para ver de que forma poderemos transformar nossos pleitos em ações concretas", afirmou.
* Com informações da Ascom do Ministério da Integração
0 comentários :
Postar um comentário