
De acordo com a Sesa, existe um caso grave de dengue confirmado de duas notificações. O número mostra redução de casos confirmados para janeiro nos últimos anos, especialmente em relação a janeiro de 2011, com 4.702 confirmações, e o mesmo mês em 2012, que confirmou 1.763 casos.
CIDADES O número de municípios com transmissão também caiu de 131 em janeiro de 2011, 70 em janeiro de 2012 e cinco, este ano. Casos confirmados de dengue hemorrágica no mês também diminuíram de 18 em 2011 para 3 casos no ano passado e 1 em janeiro deste ano.
Os 26 casos confirmados de dengue em janeiro foram registrados em Fortaleza [16 casos], Tauá [cinco casos], Itatira e Brejo Santo [dois casos] e Chorozinho [um caso]. Segundo a Sesa, há circulação no Estado dos tipos 1 e 4 do vírus da dengue, os mesmos identificados em 2012, quando foram confirmados 51.463 casos em 167 municípios durante todo o ano.
Para qualificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, o Ministério da Saúde está repassando a todos estados e municípios brasileiros R$ 173,3 milhões. Os recursos representam 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde e são destinados ao aprimoramento das atividades de controle do vetor, vigilância epidemiológica e assistência ao paciente com dengue.
Esses recursos serão utilizados pelos estados e municípios no financiamento das atividades essenciais para o controle da dengue, como a visita dos agentes de saúde, compra de equipamentos e treinamentos de pessoal. Municípios do Ceará estão recebendo R$ 8,2 milhões para a qualificação das ações de combate ao mosquito.
* Com informações da Sesa
0 comentários :
Postar um comentário