
A fruta, que traz um colorido e um aroma característico, é encontrada nos entrepostos cearenses em nove variedades. Entre as mais conhecidas estão os tipos coité, itamaracá, jasmim, rosa e espada.
O fruto da mangueira tem grandes produções na região Nordeste, onde se destacam os municípios cearenses do Maciço de Baturité e do litoral, como Cascavel, Pindoretama, Aquiraz e Eusébio. No último ano, 9.351,6 toneladas de manga abasteceram somente o entreposto central.
De polpa suculenta, a fruta pode ser utilizada na elaboração de doces, geléias, sucos, licores e poder ser adicionada a sorvetes, saladas e outros produtos. Também é conhecida por suas funções nutricionais, sendo recomendada como excelente fonte de beta caroteno e vitamina C, rica em fibras e alto teor de potássio e ferro.
Para escolher um bom fruto, os comerciantes indicam evitar as mangas com tons cinza na casca, manchas escuras ou machucadas e recomendam descascar a fruta somente na hora de consumir, retirando a pele na vertical, da parte de cima para baixo.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Ceasa Ceará
0 comentários :
Postar um comentário