Plano Estadual de Resíduos Sólidos começa a ser elaborado

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente [Conpam] reuniu-se na última quarta-feira [9], com consultores da empresa responsável pela construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, a Gaia Engenharia Ambiental, para traçar as primeiras ações. 

Até o final de janeiro, uma nova reunião deverá ser marcada para avaliar o Plano de Trabalho, que traz os prazos e o planejamento para a implementação do plano estadual. 

 Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, Maria Dias, a Política Estadual de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2001, teve de passar por adaptações. “O plano estadual será feito à luz da lei federal que instituiu, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse. 

Para Alceu Galvão, representante da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará [Arce], o avanço nos trabalhos exige que haja “transparência, cumprimento de prazos e troca de informações”. 

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos deverá contemplar a coleta seletiva, inclusão de catadores, educação ambiental, mercado para recicláveis, respeito às normas ambientais e sustentabilidade econômica. Segundo a Lei nº 13.103, que institui a política estadual, o plano deve passar por uma revisão a cada quatro anos. 


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :