Projetos de Irrigação do Dnocs Ceará rendem R$ 150 milhões

A produção dos 14 projetos de irrigação do Dnocs no Ceará superou em 2011 a casa dos R$ 149,7 milhões, o que corresponde a uma importante parcela do Produto Interno Bruto-PIB cearense no setor agropecuário. 

Esses números fazem parte da Síntese Informativa, um documento produzido pela diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Dnocs. 

Esse dado corresponde a renda bruta de toda a produção vegetal e animal, concernente a uma área cultivada de 23.166ha, onde estão empregados, direta e indiretamente, 69.500 trabalhadores, beneficiando uma população estimada em 139.000 pessoas. 

Os números estabelecidos nos projetos do Dnocs – que têm como carro chefe a fruticultura – são muito expressivos, levando em conta, também, que em seus entornos, giram importantes atividades produtivas como serviços, comércio, empregos, salários, etc, multiplicando em grande escala essas receitas. 

Segundo o diretor geral do Dnocs, Emerson Fernandes, esses números por si só, dizem da importância da instituição não apenas para o Ceará, mas para todo o Nordeste e o Brasil. Os valores oriundos desses polos produtivos irrigados divergem daqueles que contestam a atuação da instituição como órgão executor da política de desenvolvimento agrícola do Governo Federal para o semiárido e preconizam sua atuação apenas no desenvolvimento dos recursos hídricos. 


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :