O Grupo de Trabalho [GT] dos cursos técnicos em agropecuária nas escolas estaduais de educação profissionalizante do Ceará se reuniu no último dia 16 de outubro.
O encontro foi na Secretaria do Desenvolvimento Agrário [SDA] e teve a participação de representantes dessa secretaria, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural [Senar] e da Secretaria Estadual de Educação [Seduc].
A reunião discutiu a formação de parcerias com Senar para execução das disciplinas Empreendedorismo Rural e Planejamento de Negócios no currículo das escolas de educação profissionalizante cearenses. Além disso, o grupo discutiu a realização de capacitações para utilização de tratores e implementos agrícolas nas escolas de Lavras da Mangabeira e Granja.
De acordo com a coordenadora do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Graça Duarte, que coordena o GT, a ideia é firmar parcerias com o Senar para viabilizar o ensino desses conteúdos. “O objetivo dessa iniciativa é formar os estudantes dessas escolas para que eles prestem um serviço de assistência técnica e extensão rural qualificada para os agricultores familiares”, destacou.
Graça Duarte informou também que os professores já estão recebendo capacitação para iniciar as disciplinas e para implantação das Unidades Técnicas nas escolas que acompanhamos. O GT é formado pela SDA, Seduc, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará [Fetraece] e Movimento dos Sem Terra [MST]. O grupo acompanha as escolas de Lavras da Mangabeira, Granja, Guaiúba, Limoeiro do Norte e Tianguá. Toda matriz curricular dessas escolas foi discutida e aprovada por esse grupo.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
0 comentários :
Postar um comentário