No interior, primeiramente as cidades com mais de 100 mil habitantes receberam o policiamento comunitário, e no dia 28 de agosto de 2009 o programa foi implantado na cidade Iguatu.
A partir da Lei estadual Nº 14.685, de 30 de abril de 2010, o programa passou a ter um batalhão de referência, surgindo assim o Batalhão de Policiamento Comunitário – BPCom, sediado em Fortaleza, e Iguatu se torna a sede do Núcleo de Policiamento Comunitário 23 [N.P.C. XXIII], fazendo parte da Célula da Região Sul.
Em Iguatu contou a princípio com 37 policiais militares, distribuídos em 04 áreas de atuação, abrangendo todos os bairros da sede do município. Em setembro do ano de 2010, o NPC XXIII teve o seu efetivo aumentado para 140 homens e passou de 04 para 10 áreas de atuação abrangendo, além do município de Iguatu [6 áreas], os municípios de Icó [2 áreas] e Acopiara [2 áreas].
Atualmente, o Batalhão de Policiamento Comunitário [BPCOM] é responsável por 29 Núcleos de Policiamento Comunitário, tendo a composição de aproximadamente 4.000 homens no Ceará, presente em 43 municípios e atendendo a uma população estimada em cinco milhões de habitantes. O comandante atual é Tenente-Coronel PAULO SÉRGIO Braga. O atual Supervisor do Ronda do Quarteirão em Iguatu é 1º Tenente PM ARQUÊNIO Braga Costa.
0 comentários :
Postar um comentário