Nova diretoria do Comitê da Sub-Bacia do Salgado é empossada

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos [Cogerh] realizou, na última quinta-feira [16], a 10ª Reunião Extraordinária do Comitê da Sub-Bacia do Salgado [CBHS] para eleger e dar posse à nova diretoria.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Ensino Tecnológico da Universidade Regional do Cariri [Urca].

A CBHS é um órgão colegiado cuja abrangência faz parte o município de Icó, além de Abaiara, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Cedro, Crato, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte, Porteiras, Umari e Várzea Alegre

VOTAÇÃO - A chapa “Gestão de água: a arte do diálogo” foi eleita com 29 votos dos delegados presentes. A chapa é composta por Maria Jaqueline Lucena da Silva Sá [presidente], José Vounei Figueiredo de Araújo [vice-president] e Francisco de Assis Batista.

Após a eleição, a Geóloga da Cogerh, Claire Anne, fez uma apresentação acerca da situação atual das águas subterrâneas do Cariri, demonstrando a preocupação com o fato do consumo da região já está sendo igual à recarga do aquífero. Claire demonstrou também preocupação ao fato da região já apresentar níveis de contaminação e de uso de águas servidas.

A posse à nova diretoria foi dada por Luis Amisterdan, representando o Secretário Estadual dos Recursos Hídricos, Daniel Sanford Moreira. Em seu primeiro discurso, Jaqueline Sá deu ênfase à participação mais ativa dos membros do comitê no processo de gestão dos recursos hídricos, frisando a importância da participação popular nas decisões dos seus municípios e das suas comunidades. Jaqueline enfatizou também o modelo de gestão participativa dos recursos hídricos do estado do Ceará, considerado referência nacional.

A comissão eleitoral que conduziu o procedimento da eleição foi composta por Maurício Barbosa, Paulo Klecius e Fábio Paiva. O evento contou com a participação do Diretor de Planejamento da Cogerh, João Lúcio Farias, do Gerente Regional da Cogerh no Crato, José Yarley, e de cerca de 29 delegados e 3 suplentes do Comitê da Sub-Bacia do Salgado

COMITÊ - A bacia é composta por 23 municípios e tem uma área de drenagem de 12.865 km², correspondente a 8,25% do território cearense, sendo o seu principal rio Salgado, abrangendo grande parcela da região Sul do Estado.

Integra a área do CBHS os melhores aquiferos do Ceará, localizado na região do Cariri. Por conta disso, a maior parte de seus municípios é atendida por poços. Essa bacia apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 447,41 milhões m³, num total de 13 açudes públicos gerenciados pela Cogerh, perenizando 270 km de trecho de rio.


* Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing da Cogerh
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :