As informações fazem parte de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, divulgado na sexta [24].
O aumento de vagas nas Câmaras Municipais em todo país foi de 10,4% em comparação a 2008. Agora, o Brasil possui um total de 57.434 vagas para o legislativo municipal.
Segundo a pesquisa, 1.695 Municípios brasileiros tiveram aumento no número de habitantes, segundo Censo 2010, e, a partir disso, terão mais vereadores para representar os cidadãos. O contrário ocorreu em cinco Municípios que terão o número de cadeiras nas Câmaras Municipais reduzido.
Os Estados onde os Municípios terão mais vagas para vereadores são: Pará, Ceará e Maranhão, com aumento proporcional de 24,5%, 23,8% e 18,6%, respectivamente. Tocantins foi o Estado onde menos vagas foram criadas, apenas 2,7% a mais.
Em termos absolutos, a Bahia criou mais 643 novas cadeiras, seguido de São Paulo, com 639. Os Estados que menos criaram foram Roraima com 11, e Amapá com 14 cadeiras.
O aumento nas vagas partiu da Emenda Constitucional 58, promulgado pelo Congresso Nacional, em setembro de 2009. Ela determina o aumento no número de legisladores municipais de acordo com a população de cada Município.
::: ESTUDO COMPLETO DOS VEREADORES
* Com informações do CNM
0 comentários :
Postar um comentário