As operadoras de telefonia celular foram as campeãs brasileiras de reclamações no primeiro semestre de 2012.
Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor [Sindec], do Ministério da Justiça, que consolida dados de 24 Procons estaduais e mais 146 Procons municipais.
Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor [Sindec], do Ministério da Justiça, que consolida dados de 24 Procons estaduais e mais 146 Procons municipais.
Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas pelo sistema 861.218 demandas. Dessas, 78.604 [9,13%] foram relativas às operadoras. O número supera o volume de reclamações contra operadoras de cartão de crédito, bancos e telefonia fixa, entre outros setores também demandados pelo consumidor.
Segundo o Ministério da Justiça, as três principais reclamações são cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste [54,98% dos registros]; rescisão e alteração unilateral dos contratos [11,28%]; além de “serviço não fornecido e vícios de qualidade” [6,94%].
Entre as empresas, a Claro é a campeã de reclamações: 26.376 demandas nos Procons [37,56%] do total. Em segundo lugar fica a Vivo [15,19%]; seguida pela TIM [14,55%] e pela OI [14,44%].
* Com informações da Agência Brasil
0 comentários :
Postar um comentário