Marca icoense: Desembargadora Maria Vilauba inicia trabalhos no TJCE


"Sabedora da trajetória de vida da nova Desembargadora, nascida no sertão sofrido do Icó onde a seca retira o viço da terra, convidando-a emprestar o seu senso de justiça a esse sodalício, permeado de homens e mulheres de vasta experiência na judicatura os quais recebem com confiança, certos de que sua passagem por esta casa será profícua”.

Esta foi uma das passagens do discurso de saudação da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, em nome dos demais integrantes do Tribunal de Justiça do Ceará [TJCE], que receberam a desembargadora icoense Maria Vilauba Fausto Lopes.

Eleita no dia 29 de junho último, a 43ª representante eleita, compondo a totalidade do Pleno do Tribunal, tomou posse no TJCE no dia 6 de julho. A magistrada nascida em Icó estava na titular idade da 5ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

Na ocasião da escolha do Tribunal, Maria Vilauba recebeu a terceira maior nota entre os concorrentes e foi eleita por figurar três vezes seguidas na lista de merecimento, conforme preceitua o artigo 93 da Constituição Federal.

Ao assumir a cadeira do TJCE, ela afirmou ser "uma emoção muito grande, que não consigo expressar com palavras. Gostaria de agradecer a todo o Colegiado deste Tribunal e, principalmente, a Deus”.

O MARTELO E A BALANÇA - Após inúmeras decisões proferidas ao som do martelo, que encerravam cada sessão, Maria Vilauba aponta a carreira jurídica como um exercício de devoção e uma vocação.

“É uma renúncia constante de interesses particulares em prol do ideal de Justiça. É um sacerdócio”, destacou a desembargadora natural da Ribeira dos Icós.

A magistrada ingressou na área cujo símbolo é uma balança no dia 17 de novembro de 1987, como juíza Substituta da Comarca de Tamboril. Atuou ainda nas comarcas de Baturité e Tauá, sendo promovida para Fortaleza em 1996.

Na capital, cearense presidiu a Junta Eleitoral e desempenhou funções na Comarca Judiciária de Adoção Internacional e em Varas da Fazenda Pública. Atuou também na 8ª Vara Criminal de Fortaleza, entre outras.

Atualmente, após assumir o TJCE, reponde pela 6ª Câmara Cível, cujo funcionamento acontece todas as quartas-feiras, às 8h30, a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes atua com os também desembargadores Sérgia Maria Mendonça Miranda, Jucid Peixoto do Amaral, Manoel Cefas Fonteles Tomaz, Maria Vilauba Fausto Lopes e Geórgia Márcia Coelho Ramos [Secretária].


* Informações colhidas no TJCE
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :