
Carvaloh esteve em companhia do Assessor de Difusão Tecnológica daquela empresa sergipana de Ater, pesquisa, fomento, defesa agropecuária e ação fundiária, Eng.º Agrº Sandro Roberto Krüger.
O objetivo de conhecerem resultados, com a construção de barragem subterrânea, realizada há 14 anos, através do técnico José André de Sousa, no imóvel rural denominado Tirada, no distrito de Arrojado.
Hoje, o terreno pertencente a Márcio Sales, filho do então proprietário entusiasta e adepto de inovações tecnológicas, colaborador da ação extensionista e detentor de virtudes dos sãos princípios da Ética e da cidadania, Joaquim de Sales, falecido há onze anos.
TRABALHO - A tecnologia de convivência com o semiárido, visitada, consiste na garantia de suporte alimentar, com capim de pisoteio, variedade brachiária, e água, para consumo animal, em períodos de irregularidade climática, a exemplo do ano em curso, suficientes para uma carga animal de 450 quilos de peso vivo/hectare/ano entre bovinos e ovinocaprinos.
Os valores atualizados estão em R$ 5.000,00, conforme orçamento disponibilizado pelo Assessor Estadual do Programa de Práticas Agrícolas de Convivência com o Semiárido, Engº Agrº Josualdo Justino Alves.
O total investido corresponde ao aluguel de pastagem de um bovino adulto, durante apenas 6 meses e 18 dias, praticado, no corrente ano, no município para rebanhos originados de outras regiões do Estado com maiores escassez de chuvas, conforme observou o gerente local da Ematerce, Eng.º Agrº Kleber Correia de Souza. Ouviram ainda depoimentos de resultados bem sucedidos com a mesma tecnologia adotada pelo agropecuarista e líder comunitário daquele distrito, Sr. Sebastião Pessoa de Araujo.
Os visitantes foram recebidos pelos gerentes regional e local, respectivamente, Joaquim Virgolino Oliveira Neto e Kleber Correia de Souza, e demonstraram satisfação pelos resultados das ações testemunhadas e interesse na consolidação do intercâmbio técnico, entre as empresas coirmãs.
Receberam ainda fotografias de barragens subterrâneas com aproveitamento em fruticultura pela Agricultura Familiar, construídas, há um ano, no município de Tamboril, enviadas pelo gerente local e técnico responsável pela execução dos empreendimentos tecnológicos daquela unidade administrativa da Ematerce, Josafá Torquato de Araujo.
* Com informações da Assessoria de Comunicação e Ouvidoria da Ematerce
0 comentários :
Postar um comentário