Deputada Mirian Sobreira pede apoio para pesquisa sobre vacina contra dengue

Uma vacina que combate o mosquito da dengue, desenvolvida na Universidade Estadual do Ceará [Uece], precisa do apoio do Estado para que chegue ao mercado e possa, no futuro, reduzir o avanço da doença.

A cobrança foi feita nesta quarta-feira [30] pela deputada e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Mirian Sobreira [PSB].

Em pronunciamento na sessão plenária, ela destacou o trabalho realizado pela equipe de pesquisadores liderada pela farmacêutica Maria Isabel Florindo Guedes. Segundo Mirian, há 15 anos o grupo estuda a produção da vacina usando o feijão de corda e precisa de estrutura para realizar o teste em humanos e fabricar o defensivo em larga escala.

A deputada disse que o investimento para isso é alto, mas válido diante da epidemia de dengue que atinge o Ceará, especialmente Fortaleza, a segunda cidade do País com maior índice de notificações, de acordo com o Governo Federal.

Na Capital, segundo Mirian, são registrados mais de 300 casos por dia e os hospitais estão lotados. “A cada ano o Estado precisa destinar mais recursos para ações de prevenção e de controle ao mosquito, além de atendimento aos doentes e mesmo assim vivemos uma situação preocupante”, comentou a parlamentar.

Ela lembrou que os primeiros casos da doença foram registrados em 1986 e que nos anos de 1987, 1994, 2001, 2008 e 2012 a dengue se manifestou de forma endêmica. “Entre 2000 e 2010, foram registradas mais de 500 mil internações no Sistema Único de Saúde por dengue clássica e hemorrágica. Em 2011, foram notificados 71.329 casos suspeitos, com a confirmação de 34.649”, enumerou a deputada.


* Com informações da
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :