APAE de Icó participa da Olimpíada Regional das Apaes, em Iguatu

Unir o esporte ao trabalho realizado com pela Associação de Pais e amigos dos Excepcionais. Assim foi a Olimpíada Regional das Apaes [foto - Honório Barbosa], realizada neste final de semana em Iguatu.

O evento contou com a participação de mais 104 atletas das cidades de Iguatu, Icó, Mombaça, Piquet Carneiro e Orós e foi realizado no Campus Areias do Instituto Federal de Educação do Ceará [IFCE].

Abaixo, trazemos a matéria do repórter Honório Barbosa, do caderno Regional do Diário do Nordeste desta segunda-feira [7], sobre o evento.


INCLUSÃO SOCIAL - Esporte integra para-atletas

Iguatu. Exemplo de superação, esforço e inclusão social, a Olimpíada Regional das Apaes, realizada neste fim de semana, nesta cidade, localizada na região Centro-Sul, reuniu mais de cem atletas das cidades de Iguatu, Icó, Mombaça, Piquet Carneiro e Orós.

Os para-atletas participaram de competições de futsal, natação e atletismo, nas modalidades masculina e feminina. O objetivo da competição é desenvolver e estimular a prática do esporte com o intuito de promover a integração entre atletas portadores de deficiência intelectual e múltipla.

Essa é a quinta edição dos jogos realizados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais [Apae] de Iguatu com a participação de alunos de outras instituições congêneres da região. O presidente da Apae de Iguatu, Adail Freire, emocionou-se na abertura oficial do evento esportivo e destacou o crescimento da participação dos atletas. "A gente fica muito feliz em ver os alunos demonstrando superação e buscando a inclusão", disse. "O nosso esforço é para a melhoria da qualidade de vida de cada atleta e estudante".

O diretor da Apae de Mombaça, José Ivan Vieira dos Santos, considerou os atletas vitoriosos. "Esse já é um momento de vitória para todos", disse. "Eles enfrentam as dificuldades que são muitas para chegar até aqui e quando perdem um jogo ficam contrariados".

Cada atleta busca a sua superação, mas prevalece a solidariedade, ensinada pelos professores. A Apae de Mombaça foi criada em 2003 e vem realizando ações concretas em proteção e para o desenvolvimento de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais.

PARCERIAS - A presidente da Escola Francimary Gurgel da Apae de Iguatu, Ieda Couras, destacou as parcerias firmadas para viabilizar o evento e o apoio dado por várias instituições. "Há dificuldades de orçamento para cobrir as despesas de locomoção e esperamos no próximo ano ampliar o número de participantes", disse.

Um dos destaques é o atleta Adílio Sales França, de Mombaça, vencedor das competições de natação. Outro atleta que demonstra superação é Taciana Aparecida Lira, de Iguatu, ganhadora de medalhas em atletismo. "Corre com velocidade é mais um exemplo de força de vontade", disse o coordenador de Esporte das Apaes da região, Cleonilton Mulato.

Os Jogos das Apaes visam à promoção do ensino do esporte ao portador de deficiência intelectual e física, colaborando para que os para-atletas adquiram noção de organização, coordenação, integração, cidadania e respeito aos colegas.

"O esporte é uma atividade que permite a superação do indivíduo e contribui para a formação de sua personalidade", observou o professor Mulato. "Os atletas e alunos gostam muito de participar dessas atividades e sempre estão motivados", observa o professor Clenilton Mulato.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :