
A quadra chuvosa, que também acompanha o período, é um aspecto essencial na plantação do milho. Nas zonas produtoras do Nordeste, os preparos para o plantio iniciam normalmente logo após o carnaval, quando acontecem as primeiras chuvas.
Com o inverno, as boas colheitas, principalmente nos municípios de Limoeiro do Norte, Tianguá, Brejo Santo e Acaraú, fazem com que a produção cearense desponte e o produto seja uma boa opção de compra.
“O milho verde chega ao mercado em volume maior, devido à época de colheitas, fato que proporciona um preço mais acessível. O consumidor chegou a comprar o cento por R$40 e hoje pode aproveitar para levar a mesma quantidade por R$30”, explica o analista de mercado da Ceasa, Odálio Girão, referindo-se a queda de 25% constatada na primeira semana do mês.
Além do sabor e do preço, o valor nutricional do milho também deve ser aproveitado. A hortaliça é rica em carboidratos, fonte de óleo e fibras e fornece pequenas quantidades de vitaminas B1, B2 e E. Na culinária, pode ser consumido de diversas formas, seja cozido ou assado na espiga, na forma de pamonha, canjica, bolos ou ainda como ingredientes de pratos salgados ou doces.
COMO COMPRAR - O milho verde pode ser comprado na espiga, com ou sem palha. A polpa, parte amarelada, envolvida pela palha, deve ter grãos macios e leitosos. A palha também pode apresentar características que ajudem na escolha. As folhas novas e de cor verde, brilhosa, indica que o produto é fresco, melhor para o consumo.
Outra dica para escolher um bom milho verde está no aspecto do “cabelo” do milho, que compõe uma camada entre a espiga e a palha. Este deve ser facilmente cortado ou partido, apresentar cor brilhante e transparente.
COMO CONSERVAR - Por ser perecível, o milho perde a qualidade rapidamente após a colheita. Na Ceasa, os comerciantes abastecem o mercado pelo menos três vezes por semana, já que em condição ambiente, dura em média três dias.
Mantê-lo na geladeira é uma outra opção. Em baixas temperaturas, coberto com saco plástico, o produto pode ser conservado por até cinco dias. O saco plástico auxilia na conservação do grão, evitando que murchem rapidamente.
* Com informações da Ceasa
0 comentários :
Postar um comentário