UFC e IPHAN reforçam parceria para preservar patrimônio

Em reunião na tarde de quarta-feira [1º], o Reitor da UFC, Jesualdo Farias; o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional [Iphan], Luiz Fernando de Almeida; e a Superintendente do Instituto no Ceará, Juçara Peixoto da Silva, negociaram parceria entre as duas instituições, que possuem interesses comuns na área de preservação e conservação do patrimônio histórico em municípios nos quais a UFC atua.

A reunião foi realizada no gabinete do Reitor e contou, também, com a presença dos arquitetos Neudson Braga, assessor da Universidade, e do chefe da Divisão Técnica do Iphan no Ceará, Ramiro Teles. Na ocasião, ficou acertada a recuperação de um edifício que fazia parte da fábrica hoje integrada ao Campus da UFC em Sobral. O local, conhecido como Cassino, dará lugar a um centro de convivência e restaurante para os alunos.

Segundo o Prof. Neudson Braga, a obra está orçada em R$ 3.421.280,00. O Presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, na ocasião, garantiu o aporte de R$ 2 milhões. O processo de preparação do projeto e licitação deverá ser concluído em setembro deste ano.

A UFC e o Iphan mantêm entendimento, ainda, com relação a um imóvel em Aracati, no litoral leste do Ceará, que deverá sediar o Laboratório de Ciências Ambientais, do Labomar. O Prof. Jesualdo Farias expôs ao arquiteto Luiz Fernando de Almeida a intenção de ter o IPHAN como parceiro, também, em Icó, município que sediará um dos campi da Universidade Federal do Cariri.

Para a Superintendente do IPHAN no Ceará, Juçara Peixoto da Silva, a tendência é, cada vez mais, estreitar os laços entre o Instituto e a Universidade no sentido de preservação e conservação do que o Estado tem de histórico e representativo.


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :