
CEARÁ E ICÓ - O Ceará ofertará 2.896 bolsas, sendo 1.784 integrais e 1.112 parciais. As vagas estão distribuídas entre as cidades de Acaraú, Aracati, Barbalha, Boa Viagem, Camocim, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Icó, Independência, Itapipoca, Juazieor do Norte, Limoeiro do Norte, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Sao Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá.
Em Icó, a Faculdade Vale do Salgado [FVS] oferta 14 bolsas, todas integrais, nas áreas de Administração - noturno [3 vagas], Análise e Desenvolvimento de Sistemas - noturno [3], Enfermagem - manhã [5] e Serviço Social - noturno [3].
PROGRAMA - Haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas. É preciso ter feito o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] 2011, com nota média igual ou superior a 400 nas provas objetivas e não ter zerado a redação. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma particular com bolsa integral.
As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Também podem solicitar a bolsa portadores de deficiência e professores efetivos da rede pública de ensino e integrando quadro permanente de pessoal [que só poderão usar o benefício para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia].
O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.
* Com informações do UOL e MEC
0 comentários :
Postar um comentário