Veja matéria abaixo, integrante da reportagem especial, destaque no caderno Regional do Diário do Nordeste de 15 de janeiro.
Icó. Uma festa dedicada ao Senhor do Bonfim é também uma das mais antigas do Estado. São mais de 260 anos de peregrinação em louvor ao santo, recentemente reverenciado durante as comemorações da Festa do Senhor do Bonfim, durante a qual orações marcam o início do ano na cidade. As novenas com caminhadas e terços são uma demonstração a grande devoção ao Senhor crucificado.
Em dezembro, período de forte devoção na cidade, com grande participação popular, acontecem os novenários em homenagem à Imaculada Conceição e também ao Senhor do Bonfim. Milhares de pessoas participam. Porém há uma característica diferenciada dessa forma de manifestação de fé em relação a expressões religiosas de cidades como Juazeiro do Norte, onde, em períodos determinados, acontecem as grandes romarias do ano.
RETORNO - Em Icó, há o que frei Rogério Severino de Lima considera mais uma "piedade popular" do que propriamente uma romaria. A estimativa é de que pelo menos 50 mil pessoas participem dos festejos religiosos, que se encerram em 6 de janeiro. Durante os novenários e missas, é grande a participação de filhos de Icó que moram em outras localidades e retornam nessa época do ano para reverenciar o santo e reencontrar familiares e amigos.
É no dia 6 de janeiro que os católicos comemoram a subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar principal. A festa é realizada no Largo do Theberge, em frente ao santuário do Senhor do Bonfim. A festa mais esperada na cidade é o momento de agradecimentos pelo ano que passou e estender o pedido de bom ano ao que chega.
IMAGEM - A igreja dedicada ao Senhor do Bonfim foi erguida em 1749 e, recentemente, passou à categoria de santuário. No altar principal, está a imagem do santo, que veio de Portugal para Icó, há 261 anos. A imagem, depois de sair de Portugal, chegou a passar por Salvador, onde há a maior devoção do País ao Senhor do Bonfim. Ela foi levada ao Município cearense pelo capitão-mor, Bento da Silva de Oliveira.
Segundo o frei Rogério, o amor ao santo é tão antigo quanto à fundação da cidade. Quando é período de festa, ressalta, a cidade muda de roupagem. A movimentação também tem reflexos no comércio, gerando empregos informais e renda.
O religioso vê atualmente um grande crescimento nas romarias e atribui a uma maior valorização da Igreja Católica com o novo milênio.
O religioso vê atualmente um grande crescimento nas romarias e atribui a uma maior valorização da Igreja Católica com o novo milênio.
E essa realidade, diz ele, se vê nas festas de padroeiros nos grandes centro e comunidades rurais. O Santuário recebe todos os dias devotos e é organizado para recebê-los, com atividades semanais.
Toda semana, às sextas-feiras, é organizado o dia de devoção, com orações. No final da festa deste ano, reuniram-se, durante a celebração de encerramento, 25 paróquias. No dia 1º de janeiro, quando aconteceu a procissão com a imagem do Senhor do Bonfim pela cidade, os festejos foram encerrados com a bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos. Mais informações
MAIS INFORMAÇÕES Toda semana, às sextas-feiras, é organizado o dia de devoção, com orações. No final da festa deste ano, reuniram-se, durante a celebração de encerramento, 25 paróquias. No dia 1º de janeiro, quando aconteceu a procissão com a imagem do Senhor do Bonfim pela cidade, os festejos foram encerrados com a bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos. Mais informações
Santuário do Senhor do Bonfim
Largo de Thérberge
Centro Histórico Icó - Ceará
Telefone: (88) 3561.1052
0 comentários :
Postar um comentário