
O evento é uma realização do o Instituto Aracupira de Cultura Brasileira [IACB], o Ponto de Cultura do Grupo Teatral Frente Jovem, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará [Secult].
O Festival acontece em frente à Igreja Matriz de Aracati e em Canoa Quebrada, onde participam os grupos Teatral Frente Jovem, Gênesis e Fassonhos [de Aracati], Pantim de Teatro [Boa Viagem], Aslucianas [Rio de Janeiro], Arte Viva [Rio Grande do Norte], Circo Além da Lona [São Paulo] e Centro de Criação Galpão das Artes [Pernambuco].
Após esta etapa, haverá a oitava edição do festival nacional, que em 2011 homenageou, com menções honrosas, o poeta, ator, dramaturgo e escritor Mário Lago [1911-2002], e a costureira e figurinistas Francisca Alves da Silva, a dona "Formiguinha", já falecida, de Aracati.
FESTIVAL - O Festival Nacional de Teatro de Rua em Aracati surgiu em 1999, idealizado pelo professor Tinoco Luna e tendo por iniciativa o Grupo Teatral Frente Jovem. O evento começou apenas com grupos de Aracati, passando depois a receber outros Municípios. Agora, recebe sete Estados brasileiros, do Nordeste ao Sul.
Além do próprio Tinoco, o evento é organizado por Teobaldo Silva, na coordenação executiva, e Xico Izzidorum na Programação e Mídia, tendo ainda Plínio Teixeira, Zé Borracheiro, Marcos Cristo e Marcelo Pedreira no apoio operacional.
Anfitrião do Festmar, o Grupo Teatral Frente Jovem, que em 2012 completa 27 anos, apresentará "Dengo em Verso e Prosa", um texto de Messias Domingos. Trata-se de uma comédia educativa sobre a dengue. As formas de prevenção são compreendidas por meio de situações engraçadas.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Secult
0 comentários :
Postar um comentário