
“Esperamos obter uma bela articulação cultural no estado buscando cada vez mais ampliar o raio de atuação dos Pontos de Cultura nos 184 municípios do Ceará" afirmou Pinheiro. A solenidade das assinaturas ocorreu no Teatro José de Alencar.
O Ceará passa a contar agora, com 200 Pontos de Cultura conveniados com o estado e mais 40 conveniados diretamente com o Ministério da Cultura, atingindo assim 131 municípios beneficiados. A meta do Governo Estadual é que até 2014 todos os municípios tenham pelo menos um Ponto de Cultura.
Expressões culturais contemporâneas inseridas no contexto das práticas ativas, tendo como espaço de afirmação de cidadania e vivências identitárias e territoriais, os Pontos de Cultura, têm contribuído para dar visibilidade e impulsionar diversas identidades por meio de uma política consolidada entre Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura.
O II Edital dos Pontos de Cultura lançado em 2010 e concluído suas inscrições e seleção em 2011, teve 404 projetos, dos quais foram selecionados 100 novos Pontos, sendo 93 para o interior e 7 para a capital. A abrangência desta política está configurada nos números de participação, onde foram inseridos dois novos Pontos dos remanescentes quilombolas, dois dos assentamentos, quatro indígenas e um cigano. O que tem mostrado a diversidade e o respeito a questões etino racial.
PONTOS DE CULTURA - São Entidades reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre o poder público e comunidade.
* Com informações da Secult
0 comentários :
Postar um comentário