
De acordo com um projeto da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos [Metrofor], esse número deve crescer ainda mais com a integração entre o Metrô do Cariri e algumas linhas de ônibus intermunicipais.
De acordo com o gerente de Controle e Tráfego do Metrofor, Antonio Chalita de Figueiredo, “a integração vai permitir que o usuário do Metrô utilize apenas um bilhete para pegar as linhas integradas de ônibus para continuar seu percurso”, explicou.
Ainda segundo Antônio Chalita, a integração será tarifária, operacional, temporal e física. "Com isso prevemos que haverá um incremento em torno de 20% a 30% de passageiros no sistema", avalia. A integração está prevista para começar no início de 2012.
VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS - O Metrô do Cariri também está ganhando sua nona estação e uma nova composição. O VLT 3, que já realizou os testes necessários, iniciou sua operação nesta quarta-feira [7]. A terceira composição dará mais confiabilidade ao sistema, pois irá substituir as outras composições em caso de parada para manutenção. A nova estação ficará em frente à escola técnica no Antônio Vieira. Atualmente, estão em funcionamento oito estações: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.
Em dois anos de funcionamento, o metrô do Cariri vem se mostrando uma importante ferramenta de fomento para o desenvolvimento da Região do Cariri, já que liga importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O metrô do Cariri foi o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado.
O Metrô do Cariri significou um avanço na região não somente por ser uma opção de transporte eficiente, seguro e barato - a passagem custa R$ 1,00. O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos [VLTs], que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. E os VLTs que operam no Cariri ainda usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.
Segundo Antonio Chalita de Figueiredo, o Metrô do Cariri trouxe melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região. "As pessoas ganharam a opção para se deslocar num transporte barato, seguro, limpo e confortável. Houve ainda a melhoria do entorno das estações criando um ambiente agradável. Nós também ficamos motivados com a alegria nos olhos do povo do Cariri que é um eterno apaixonado pela ferrovia", diz.
OPERAÇÃO - O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19:20 hs, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos. Atualmente, são transportados cerca de 1.200 passageiros por dia.
* Com informações da Assessoria de Imprensa do Metrofor
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