
O Governador do Estado, Cid Gomes, liberou mais recursos para o desenvolvimento da cajucultura no Ceará em 2012.
Foi autorizada a liberação de 800 mil mudas de cajueiros anão precoce para os agricultores familiares no próximo ano, o dobro em relação a 2011. Outra boa notícia, será o investimento de R$ 3 milhões para a substituição de copas em cajueiros improdutivos em até 7 mil hectares.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, as ampliações do investimento na cultura do caju foram anunciadas em audiência com o governador e instituições do setor.
A muda de cajueiro anão tem melhor qualidade genética. Por isso, proporciona alta produtividade, podendo colher até 1.200 kg/ha. A substituição de copas em cajueiros improdutivos, com as mudas, permite a melhoria dos pomares instalados. Em 2011, o investimento para essa pratica foi de 1,3 milhão.
Segundo supervisor de fruticultura, José Paz, a Secretária do Desenvolvimento Agrário [SDA] atende cerca de 2 mil agricultores, que trabalham com a cajucultura. Em 2011, a estimativa é que o Estado alcance a produção de 111 mil toneladas de castanha, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE].
Para José Paz, é preciso desenvolver a cultura no Ceará, agregando valor e aproveitando integralmente o fruto. “De toda produção, apenas 20% do pedúnculo é utilizado”. Segundo o secretário da SDA, Nelson Martins, o governo está tentando mudar a situação. Convênios com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola [Fida] e do Banco Mundial irão “disponibilizar recursos para o beneficiamento agroindustrial de todo o fruto”, ressaltou o secretário.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SDA
0 comentários :
Postar um comentário