
Na cerimônia de premiação da etapa Regional deste ano, que será realizada em Campina Grande, Paraíba, na quarta-feira [30], o Ceará será representado pela Universidade Estadual do Ceará [UECE] com o projeto da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará [Redenit-CE], do qual é coordenadora. O projeto é um dos três finalistas da Região Nordeste, na categoria Instituição Científica & Tecnológica [ICT].
Os critérios utilizados para seleção dos finalistas na categoria ICT do prêmio foram: o esforço em capacitação de recursos humanos; os impactos em geral do projeto para a sociedade; volume de recursos investidos em inovação e parcerias construídas.
A Redenit-CE apresentou seus esforços para alavancar a inovação no Ceará, principalmente com as suas diretrizes de difusão entre as 17 instituições parceiras das melhores práticas de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação. Além disso, a Rede estimula a parceria entre as instituições, o mercado e, principalmente, a criação e consolidação dos NITs nas Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado.
Fruto dos esforços da Redenit-CE, a maiorias das instituições que a compõe institucionalizaram ou consolidaram seus NITs, criaram mecanismos de apropriabilidade das pesquisas desenvolvidas, propiciando aumento no número de proteções, principalmente por meio de patentes, e consequente agregação de valor para viabilizar a transferências dessas tecnologias para a indústria.
A Redenit-CE conta com o apoio da Fundação Cearense ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico [FUNCAP], da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará [SECITECE] e do Banco do Nordeste do Brasil [BNB], que vêm colaborando com sua estruturação.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Uece
0 comentários :
Postar um comentário