Fortaleza recebe Feirão do Imposto neste sábado (17)

Você sabe quanto paga de impostos nos produtos e serviços que você compra? Muita gente não tem consciência, mas todo produto ou serviço contém embutido no seu preço uma parcela de impostos, que, em alguns casos, ultrapassa 80% valor cobrado ao consumidor.

Para conscientizar a população sobre a quantidade de impostos que todos nós pagamos, a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) promove, anualmente, o Feirão do Imposto, evento realizado desde 2003 e que ocorre simultaneamente em diversos estados. Neste ano, Fortaleza receberá o Feirão do Imposto no próximo sábado, dia 17 de setembro, no Shopping Iguatemi.

De acordo com o coordenador geral da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), Carlos Ernesto Holanda, além de mostrar ao público a quantidade de impostos embutidos em diferentes produtos consumidos no nosso dia a dia, o Feirão do Imposto também contribuirá para a formação da consciência crítica dos cidadãos. “Será uma oportunidade para que a população perceba a quantidade de impostos que todos nós pagamos e, assim, possa cobrar melhor dos responsáveis a correta utilização desses tributos”, destaca.

Durante o evento, o público poderá conferir de perto a quantidade de imposto que paga em cada produto e serviço, podendo comparar o preço das mercadorias com e sem os tributos. O Feirão 2011 chama atenção especialmente para a incidência de tributos nos preços dos alimentos, sobretudo daqueles que compõem a cesta básica brasileira. O arroz e o feijão, por exemplo, têm embutidos nos seus preços 17,24% de impostos, cada. Na ocasião, haverá ainda sorteios de vales-compra para adquirir diferentes produtos sem pagar impostos.

CRESCE CARGA TRIBUTÁRIA - Estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostram que, em 108 anos, a expectativa de vida do brasileiro cresceu 116%, já a expectativa de pagamento de tributos aumentou 245%. Atualmente, a expectativa de vida dos brasileiros é de 72,8 anos, enquanto a expectativa de pagamento de tributos é de 29,3 anos.

Segundo o IBPT, somente nos últimos dez anos, a carga tributária brasileira cresceu cinco pontos percentuais, passando de 30,03% no ano de 2000 para 35,04% em 2010, o que representa um aumento nominal de arrecadação de R$ 195,05 bilhões em relação a 2009 (17,80%).

A cada ano, cresce a quantidade de tributos paga pelos brasileiros. No dia nove deste mês, o Brasil atingiu a marca de R$ 1 trilhão de tributos federais, estaduais e municipais pagos só este ano, conforme dados do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A marca foi atingida 35 dias antes do que no ano passado, quando foi no dia 18 de outubro de 2010. Já nos anos de 2008 e 2009, o valor foi registrado pelo Impostômetro nos dias 14 e 8 de dezembro, respectivamente.

* Informações enviadas pela Confederação Nacional de Jovens Empresários [Assessora de Imprensa Dháfine Mazza]
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :