O debate foi solicitado pelo deputado Lula Morais (PCdoB), objetivando discutir ações para o fomento da leitura e literatura no Estado com a cadeia do livro (escritores, editores, contadores de histórias, gestores culturais, ilustradores, produtores culturais, professores, cordelistas, livreiros, bibliotecários, tradutores, agentes de leitura, gráficos e mediadores de leitura em geral).
Segundo o parlamentar, é por meio da leitura que se forma o cidadão e a cultura de um povo. “Temos que incentivar nossos jovens a buscar nos livros o gosto pela leitura”, destacou. Para Lula Morais, também é importante a formação e informação de quem trabalha diretamente nesta área. “Através de debates com os formadores de opinião poderemos fomentar nossa literatura e fazer da leitura algo do dia a dia das crianças e adolescentes”, disse.
Foram convidados para o debate os secretários estaduais e municipais de Educação e Cultura de Fortaleza e do Ceará; o senador Inácio Arruda (PCdoB); os deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e Artur Bruno (PT); o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT); o diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos; o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim; a secretária executiva do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura, Antonieta Cunha, e a integrante da diretoria do Fórum do Livro, Leitura e Literatura do Estado, Mileide Flores.
* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
0 comentários :
Postar um comentário