Primeira edição da Caravana do Direitos Humanos tem sede no Ceará

Desde esta quinta-feira (18), o Ceará é sede da a primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil. O lançamento do Projeto aconteceu no Palácio da Abolição, com a presença do governador Cid Gomes e da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

O Projeto é uma realização do Governo Federal, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que vai percorrer todos os estados brasileiros objetivando criar um canal de interação direta com a sociedade, articular ações e estabelecer parcerias para a promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Na ocasião, Cid Gomes comemorou a escolha do Ceará para dar início à jornada, que nesse primeiro momento vai percorrer pelo menos uma cidade das cincos regiões do Brasil. Ele também parabenizou a iniciativa da Ministra em percorrer o Brasil com essa ação.

O Governador também lembrou de ações que foram desenvolvidas ao longo da história do Ceará em prol da defesa dos Direitos Humanos, e citou como exemplos o pioneirismo na libertação dos Escravos, o combate a Mortalidade Infantil e a luta em defesa dos Direitos da Mulher, que por conta da luta da farmacêutica cearense Maria da Penha, teve sancionada a Lei em defesa a mulher - Lei Maria da Penha (11.340/06).

Durante o discurso, a ministra Maria do Rosário destacou as ações que serão desenvolvidas durante os dias que a Caravana vai estar no Ceará. Serão dois dias de realização de atividades como seminários, palestras, oficinas e audiências públicas. “É uma honra iniciar esse projeto em um Estado que tem tantos bons exemplos e a acolhida do Governo do Estado foi importantíssima para que ele fosse iniciado”, ressaltou Maria do Rosário.

Ela também destacou os objetivos da Caravana. “Queremos consolidar um cultura de Direitos Humanos e o Ceará tem sido muito importante para a afirmação dessa cultura. Também devemos trabalhar os Direitos Humanos em sua totalidade e individualidade. Trabalhar os direitos de respeitos as causas dos idosos, da inclusão das diversidades, combater o racismo, a causa das mulheres que perpassa todas as idades. Quantas dessas causas encontramos aqui no Ceará e que também são causas de todo o país”, exemplificou.

Durante o evento, o Governador Cid Gomes e a Ministra Maria do Rosário assinaram um Protocolo de Cooperação Federativa que estabelece diretrizes de fortalecimento das ações e promoções dos Direitos Humanos. Também foram prestadas homenagens a representantes e cearenses defensores dos Direitos Humanos e lançada a Cartilha dos Direitos Humanos pelo Brasil.

* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :