"Escândalo dos banheiros" gera debate na AL-CE

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta terça-feira (02), as irregularidades na liberação de recursos públicos para a construção de kits sanitários no Ceará foi o assunto mais comentado na tribuna pelos deputados estaduais.

OPINIÕES - O deputado Heitor Férrer (PDT) defendeu que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa é a única forma que o Parlamento tem de investigar com seriedade a situação.

Segundo o parlamentar, o “escândalo dos banheiros” revela a cumplicidade do Executivo cearense com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE). “Só a CPI tem força judicial e condições de fazer a quebra do sigilo bancário para sabermos onde está o dinheiro que foi liberado pela Secretaria das Cidades para a construção dos banheiros em municípios como Pindoretama. Banheiros estes que não foram construídos”, reforçou.

A deputada Eliane Novais (PSB) lembrou que o mesmo TCE-CE que está hoje sob suspeita de irregularidades será o responsável pela fiscalização das obras da Copa de 2014. “É este mesmo Tribunal que está fragilizado que fiscalizará os projetos do Mundial?”, questionou.

Já o parlamentar Carlomano Marques (PMDB) afirmou que a investigação sobre o caso dos banheiros cabe ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Ceará (TCE).

De acordo com informações veiculadas pela imprensa local, recursos públicos foram liberados pela Secretaria das Cidades para a construção de kits sanitários em alguns municípios cearenses, via associações culturais, mas não foram aplicados devidamente. Os convênios e a liberação do dinheiro passaram pelo crivo do TCE-CE, mas há suspeitas de desvio das verbas.

Marques acredita que casos como este estão sendo inflados por possíveis candidatos à Prefeitura de Fortaleza como o deputado Heitor Férrer (PDT), que solicitou nesta terça-feira a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na AL para apurar as suspeitas de uso do dinheiro público no episódio dos kits sanitários não construídos.

Ainda em ocasião do pronunciamento durante a sessão plenária, o deputado Roberto Mesquita (PV) defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a instalação de kits sanitários em vários municípios cearenses.

O parlamentar sugeriu a publicidade como ferramenta imposta a esses convênios, “para deixar a população ciente do que está sendo feito”. “Não sabemos quantos convênios foram realizados e nem com quais associações estamos conveniados”, observou, ressaltando a necessidade de um debate maior sobre o assunto.

O segundo vice-presidente da Casa, deputado Tin Gomes (PHS), também defendeu que as denúncias de fraudes em kits sanitários sejam averiguadas pela Comissão de Fiscalização e Controle do Poder Legislativo.


* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :