Aprece e Secretaria de Saúde discutem aplicação de recursos para saúde nos municípios do Ceará

Na última segunda-feira (29), a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, para discutir a aplicação dos recursos, destinados pelo Governo do Estado, para qualificar a saúde no Ceará.

Este encontro foi um desdobramento da reunião, realizada no último dia 18 de agosto, com o governador Cid Gomes e que garantiu para os municípios o montante de R$50 milhões para o custeio de infraestrutura, equipamentos e veículos das unidades que compõe a atenção básica de saúde.

Na oportunidade, Eliene Brasileiro e Arruda Bastos concluíram como prioridade a construção de Unidades Básicas de Saúde da Família em 34 municípios que não foram contemplados com os equipamentos em 2010.

A Aprece encaminhou a Sesa a lista com os municípios que estão nesta situação e o secretário se encarregou em analisar a cada um deles e posteriormente escolher o mês de referencia que contemple o maior número de prefeituras. Ficou acordado, ainda, que a Aprece irá solicitar e mobilizar seus filiados para que eles encaminhem a Lei de adesão aos consórcios municipais de saúde, sendo este o critério central para garantir o repasse os recursos.

O encontro definiu, ainda, um veículo padrão, que será entregue a todos os municípios e a Sesa se comprometeu a solicitar um orçamento e depois apresentar à Aprece para aprovação. Segundo os presentes, o carro irá facilitar o trabalho dos profissionais e melhorar o acesso às UBASF. Ficou também definido que a secretaria irá pedir um orçamento para a compra de um kit de equipamentos para equipar cada uma dessas unidades.

Quanto à construção de mais dois banheiros extras nas Unidades Básicas de Saúde da Família, atendendo a todas as exigências da vigilância sanitária, a secretaria se comprometeu a entregar, ainda nesta semana, o orçamento da obra. Caberá ao município que já concluiu a construção da UBASF e já recebeu a 3ª parcela, receber um crédito junto ao Governo do Estado, referente ao valor dos banheiros, para ser investido na saúde básica. O município que ainda não tiver concluído sua construção receberá o credito adicional para a construção dos mesmos.


* Com informações da Aprece

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :