TJ-CE firma convênio com TRT-CE e TRF5 sobre gestão de listas para pagamento de precatórios

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região (TRT-7) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) firmaram convênio em que optaram pela gestão individual de sua respectiva lista de precatórios.

O entendimento está de acordo com a redação atual da Resolução nº 115/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme determinou Emenda Constitucional nº 62/2009, que regulou o regime especial de pagamentos de precatórios pelos municípios, estados e Distrito Federal.

O termo foi assinado, no dia 21 de julhp, pelos presidentes do TJCE, TRF-5 e TRT-7, os desembargadores José Arísio Lopes da Costa, Cláudio Soares Pires e Paulo Roberto de Oliveira Lima, respectivamente, e publicado nessa terça-feira (26), no Diário da Justiça Eletrônico.

A opção feita pelos Tribunais levou em consideração “a necessidade de se garantir o controle social e cronológico das listas de inscrição dos precatórios e, assim, racionalizar sua observância e pagamento”.

Com a assinatura do acordo, caberá ao Comitê Gestor, composto por um juiz representante de cada um dos Tribunais envolvidos, promover e assegurar a divisão e repasse dos recursos depositados nas chamadas contas especiais. Será observada, por ocasião da divisão dos saldos das contas, a proporcionalidade do repasse face o montante da dívida mantida pelo ente público devedor perante cada Tribunal.

PRECATÓRIO - É a requisição de pagamento de valores a que for condenada a Fazenda Pública das três esferas da administração (municipal, estadual ou Federal), relativa a débito, cujo valor individualizado por beneficiário seja superior a 60 salários mínimos. A dívida deve ser incluída no orçamento das entidades de Direito público, para pagamento ao longo do exercício seguinte.

* Com informações do TJ-CE
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :