Entre os dias 05 e 08 de julho, o Estado do Ceará sedia a 6ª edição do All About Energy, o maior evento consolidado sobre energias renováveis do país, reunindo as grandes empresas do mundo no setor, instituições públicas e privadas, governos nacionais e internacionais, pesquisadores, investidores, além da sociedade interessada sobre o assunto.A abertura oficial aconteceu na tarde da última quarta-feira (6), no Centro de Convenções em Fortaleza, onde está sendo realizado o evento. A mesa foi composta por importantes representantes dos governos federal, estadual e municipal, além do embaixador da República da Coréia no Brasil, Kyonglim Choi e o secretário executivo da Associação Mundial de Energia Eólica (WWEA), Stefan Gsanger, entre outras autoridades.
Para o vice-ministro da Integração Nacional, Alexandre Navarro, também presente na cerimônia, o Ceará está à frente no Brasil e, quiçá, todos os estados cheguem a esse patamar. “Estou feliz por estar aqui, por que o Ceará virou emblema para o país, de energia verde, de energia renovável”.
Já o embaixador Kyonglim Choi, disse que tem interesses em investimentos de energia renovável, contudo ainda não há previsão de quanto e como será aplicado. Se as condições apresentadas pelo Estado tender com os interesses do país asiático, muito em breve negócios na área serão concretizados no Ceará. Para ele é necessário haver aplicação dos incentivos e políticas governamentais.
“Desde que assumiu seu mandado, o governador Cid Gomes determinou-se a fazer com que o Ceará fosse 100% exportador de energia”. De acordo com ele, o Governo do Estado tem sustentado uma postura de constantes investimentos no setor.
Foi assim que o governador em exercício, Domingos filho iniciou seu discurso na solenidade de abertura. Ele disse que o evento é um significante mecanismo para levantar ainda mais o desenvolvimento do Ceará, já que novas parcerias devem ser concretizadas.
Na ocasião, ainda foram pautados assuntos como o financiamento e a política tributária da sustentabilidade, economia de carbono e eficiência energética, crescimento econômico, a refinaria e a construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), entre outros.
Durante os quatro dias de programação, pesquisadores, pela primeira vez, irão apresentar seus projetos na rodada sobre Pesquisa e Desenvolvimento. Haverá ainda, cursos de capacitação técnica para inúmeras especialidades em energias renováveis e duas visitas técnicas, uma à usina solar da MPX, em Tauá, e outra ao túnel de vento da UECE.
Serão promovidas paralelamente, uma série de iniciativas, como a Rodada de Negócios e o Salão de Inovação Tecnológica. Os interessados em participar do evento, encontrarão ainda, stands com exposição de empresas nacionais e internacionais.
* Com informações da Aprece
0 comentários :
Postar um comentário