O objetivo do prêmio é valorizar projetos bem-sucedidos, inclusivos, inovadores e sustentáveis, que contribuam para ao desenvolvimento territorial sustentável do país.
As 20 melhores práticas receberão troféu e certificado, e serão amplamente divulgadas pela CAIXA, por meio de publicações, filmes, exposições itinerantes e oficinas de reaplicação, entre outras. O banco também inscreverá as iniciativas vencedoras no Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo Habitat/ONU, em parceria com a Municipalidade de Dubai/Emirados Árabes.
Nesta edição, das 20 Melhores Práticas selecionadas, a CAIXA irá premiar 10 projetos com os seguintes temas-foco: “Habitação”, “Gestão Ambiental e Saneamento”, “Gestão Municipal”, “Desenvolvimento Local e Inclusão Social”. Os outros 10 projetos serão premiados dentro do tema-foco “Trabalho Social no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.
Cada projeto poderá ser inscrito em até 3 categorias, do total de 22 categorias temáticas, sendo que a primeira selecionada vinculará o projeto a um dos 05 temas-foco para fins de avaliação, conforme regulamento do Prêmio.
Para concorrer, os projetos devem apresentar resultados concretos e ter sido desenvolvidos por governos locais, entidades públicas, organização da sociedade civil ou agentes privados, além de contar com a parceria da CAIXA.
As Melhores Práticas são resultantes da ação integrada e do protagonismo de diferentes instituições parceiras (governos locais, organizações não governamentais, instituições de ensino, empresas, associações etc.), e evidenciam a amplitude, a qualidade e a força da atuação da CAIXA no território nacional, como principal instituição operadora de políticas públicas sociais do Governo Federal.
Lançado em 1999, o Prêmio já contou com a participação de 1.153 projetos. Ao todo, 70 iniciativas foram premiadas pela CAIXA, sendo 30 classificadas entre as 100 melhores do mundo, no Prêmio Internacional de Dubai. Um exemplo de destaque é o projeto “Santo André Mais Igual”, uma das dez melhores práticas vencedoras da edição internacional de 2001, do Habitat/ONU.
O regulamento do Prêmio e as inscrições podem ser acessados a partir de banner específico na página principal do sitio da CAIXA (www.caixa.gov.br).
Práticas sustentáveis: O Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local é inspirado no programa Best Practices and Local Leadership Programme (BLP), do HABITAT/ONU, e traduz a colaboração da CAIXA, como instituição financeira federal, na implantação da Agenda Habitat, compromisso internacional assumido pelo Brasil na Segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos – Habitat II, Istambul, Turquia, 1996.
O programa tem por meta identificar, documentar, premiar e difundir as melhores experiências em gestão local, resultantes de ações e projetos, nos quais a CAIXA tenha atuado como parceira. O objetivo do banco é incentivar a reaplicação de melhores práticas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.
* Com informações da Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal
0 comentários :
Postar um comentário