Projeto Agnus Dei de Icó *












No então governo Jaime Júnior (PSDC), cujo secretário de cultura era Genildo Angelim, foi organizado no período da “semana santa”, a primeira encenação, em praça pública, “DA VIDA E MORTE DE JESUS DE NAZARÉ”.

Com o talento do teatrólogo Acácio de Monte, natural de Icó, mas que há muito habitava outras terras da federação, requisitou na própria comunidade de Icó (CE), vários valores da terra para o trabalho artístico-religioso, no período de março de 2008.

Cavalos; o jumento do Nazareno; figurantes; adereços da época e tudo dentro da espiritualidade que emocionou as centenas de milhares de pessoas, que aplaudiram de pé a encenação, no centro histórico icoense.

Nunca Icó assistiu uma apresentação religiosa tão organizada, tão embasada nos escritos bíblicos, como a vivenciada naqueles felizes momentos. Citamos alguns nomes de icoenses e seus personagens, que ativamente, participaram daquele fantástico projeto cultural, que jamais sairá da memória dos icoenses:

Genildo Angelim (Judas); Getúlio Oliveira (Pilatos); Joab (Jesus Cristo); Bené Tavares (João Batista); Erivan Anastácio (Apóstolo); Dr. Gildivan (Apóstolo); Márcio Greik (Apóstolo); Edjalma Moreira (Apóstolo); França do Picolé (Apóstolo); Zé Santana (Pedro); Lailê Cidrão (Maria); Grupo da Terceira Idade do Icó (As piedosas de Pilatos); Ivina Peixoto, que hoje reside em DUBAI (dançarina); Socorro Gaitada (Piedosa); Alzeneide Cândido (cantou ao - vivo AVE MARIA) e centenas de figurantes, que citaremos em momento oportuno (150 pessoas participaram do projeto).

Sugiro ao prefeito Marcos Nunes (PMDB), em nome da cultura e do incentivo aos valores da terra, colocar em prática o projeto AGNUS DEI, no ano vindouro.

A arte agradece. A história se regozija.

Quanto aos artistas da terra, todos estão prontos para o trabalho.

Deus seja louvado!
Link
______________________
* Texto do advogado e Fabrício Moreira, em seu blog
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

4 comentários :

Joab Almeida disse...

Foi a melhor experiência que tive, participar de um projeto tão bem elaborado com pessoas tão competentes, isso vai ficar marcado na minha memória pra sempre. Principalmente de tentar viver Jesus.
Obrigado a todos que também participaram.

Alesson Viana disse...

Foi muito lindo essa apresentação um emoção inédita que todos os icoenses gostaram e se possivel um dia sentir novamente essa emoção.

Alesson Viana

Vando Rodrigues Cultura Regional do Ceará disse...

Caros amigos, estando a frente do Fórum da Cultura e do Turismo da Região vejo manifestações populares como foi para estrutrar um projeto de tão grande magnitude como foi o Projeto Agnus Dei em Icó, realmente houve um envolvimento por parte de todos os quais estavam integrado ao Projeto, principamente ao Gestor Municipal da Época o Senhor Jaime Júnior. Só que devemos tmabém ter um olhar mais crítico por parte de quem integrou este maravilhoso projeto.
As ações culturais de uma localidade depende muito da organização do povo a qual nela está inserida, então já se passaram mais de dois anos que aconteceu este refeirdo projeto, já era para aqueles os quais estavam envolvido no Projeto Agnus Dei ter recorrido ao Governo do Estado, pois pra isso existe o EDITAL referente a Projetos da Paixão de Cristo, o qual os Diretores responsavíes pelo o Agnus Dei tem conhecimento.
Acredito que faltou aí interesse por parte dos envolvidos, pois quando quando temos uma sociedade organizada e pricipalmente voltado para cultura popular, independe de investimentos do poder público municpal, a prova disso são os vários grupos existentes em todo Estado e pricipalmente ligado as Associações, pois hoje ha mais investimentos no terceiro setor do que mesmo no poder público. Tira-se as contestações aí nos editais os quais são lançados o ano todo por diversas instituições governamentais e privadas, resta a sociedade civil está atenta.
E ao memso tempo, vejo também que faltou um certo interesse por parte de nossos gestores culturais, mas mesmo assim, nós que fazemos parte do movimento cultural do município de Icó e da Região Centro Sul e Vale do Salgado mais organização, infelizmente nós ainda paramos para avaliarmos essa mobilização. Lembre-se: Movimento organizado é Movimento vivo e realizado.

Vando Rodrigues Cultura Regional do Ceará disse...

Caros amigos, estando a frente do Fórum da Cultura e do Turismo da Região vejo manifestações populares como foi para o projeto Agnus Dei de tão grande magnitude, praticamente não ficmaos a desejar em quase nada a lendária “PAIXÃO DE CRISTO” de Nova Jerusalém – Pernambuco, pois os nossos seculares carações serviram de excelentes cenários para engrandecer ainda mais o espétaculo. Realmente houve um envolvimento por parte de todos os quais estavam inserido ao Projeto, principamente ao Diretor que com sua maestria notória e explêndida dirigiu com bastante eficácia o espétaculo, o Gestor Municipal da época o Senhor Jaime Júnior. Só que devemos também ter um certo cuidado, quando nos reportamos de quem deve realmente financiar ou de quem é o interesse maior da realização de um porjeto como este ser executado.
As ações culturais de uma localidade depende muito da organização do povo a qual nela está inserida. Não é eu estando na porta de uma secretaria dizendo o que deve ser feito ou como deve ser feito, mas sim, eu levando idéias concretas e plausivíes de ações que possam ser desenvolvida dentro de um determinado cronograma de ações a qual está pautada em um planejamento prévio e organizado. Isso se chama Organização de Trabalho, seja ele em qualquer área de desenvolvimento. Então, já se passaram mais de dois anos que foi realizado o Agnus Dei. Já era para os responsáveis do Agnus Dei terem se organizado para restruturar todo o espétaculo, pois existem outros meios para buscar recursos ou terem investimentos financeiro que não seja somente do município, para isso existe o EDITAL referente a Projetos relacionado a Paixão de Cristo, realizado pelo o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – SECULT o qual os responsavíes pelo o Agnus Dei tem conhecimento.
Acredito que faltou aí interesse por parte dos envolvidos, pois quando temos uma sociedade organizada e pricipalmente voltada para cultura popular, ou até mesmo para envolvimento cultural de uma comunidade, seja ela dá expressividade que for, independe de investimentos do poder público municipal, há outros meios de buscarem recursos além dos limites de nossa cidade e de nosso Estado, prova disso, são os vários editais quem temos durante todo o ano, investimento de órgãos públicos e privados.

Vando Rodrigues
Professor, Historiador, Pesquisador Folclórico
Presidente do Fórumd a Cultura e do Turismo da Regiãoo Centro Sul e Vale do Salgado – FÓRUMCENTROVALE
Pres. Associação ICÓ: Patrimônio Vivo
Pres. Associação das Quadrilhas e Festejos Juninos da Região Centro Sul e Vale do Salgado – ASQUASAL
Diretor Regional da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará – FEQUAJUCE
Membro do Conselho Estadual de Cultura - CEC