Na Ribeira dos Icós - Capparis yco. Ou simplesmente, Icó

Detalhes do Icozeiro (Folhas e flores),
reprodução da obra "Flora brasiliensis"



O quadro "Na Ribeira dos Icós" retorna e traz hoje um capítulo especial sobre a planta que pode ser uma das origens para o nome de nosso município. Trata-se do Icozeiro, ou cientificamente conhecido por Capparis yco, sendo este da família das Caparidáceas.

CARACTERÍSTICAS - De acordo com a Enciclópedia Agrícola Brasileira, primeira publicação do gênero na América Latina e iniciativa da USP, o Icozeiro é classificado como Capparidacea, mais especificamente em Capparis yco Eichl. (Calicodendron ico Mart.; Capparis speciosa Moric.).

É uma espécie típica do sertão nordestino, sendo uma das poucas que, mesmo sem chuvas, permanece verde. Segue a Enciclópedia que a "planta é uma pequena árvore cujos frutos são cápsulas ovóides, pontudas, verdes, que contém de 4 a 6 sementes amareladas. As folhas são tóxicas ao solípedes (burros, jumentos). Há ainda uma outra espécie, o icó-preto (Capparis jacobinae Morie.), de casca preta e folhas lineares acuminadas."

Finaliza o livro que "Menezes (1949) alinha uma terceira espécie chamada icó, a Capparis augustifolius H. B. K., semelhante o icó-preto, mas cujas folhas lineares tem uma extremidade romba; os frutos são escuros e édulos (comestíveis)."

O estudo ainda continua que houve o registro da espécie Icó em 1873, com o registro de Pinto, que afirmava que "é fruta agreste das caatingas, conhecida no centro de Pernambuco, Minas Gerais e Bahia, por este nome [...] nasce em lugares baixos [...]. As flores são brancas, de tamanho regular, aromáticas." O sinônimo vulgar das plantas é incó ou ycó.

PLANTA MEDICINAL - O "Liber Herbarum Minor", um guia incompleto das Plantas Medicinais, aponta que o Capparis yco é conhecido por "Icó, Icó-branco e icó-preto" e que suas folhas são medicinais, sendo utilizados "como calmante, sedativo, tranquilizante e para inflamação supurativa".

A RESISTÊNCIA - O livro "A floresta e o homem" cita que, no território semiárido, embora devastado pela ação do homem, algumas espécies resistem, caso do "icó (Capparis yco), mandacaru (Cereus jamacaru), quixaba (Bumelia Sartorum) e umbu (Spondias tuberosa). Tal fato é reforçado na publicação "Biomes of Brazil: an ilulustrated natural history (Biomas do Brasil: Uma história natural ilustrada) ".

"[...] Sobressaia das pontas de pedra, das moitas requeimadas, do mato escasso, sombreado a espaços pela rama solitária do icózeiro[...], assim é uam passagem de "História do Brasil", de Pedro Calmon, que mostra em uma bela descrição de local a presença quase cotidiana do Icozeiro, mesmo que solitário.

OS SERTÕES - Clássico literário brasileiro, a obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha, que retrata a Campanha de Canudos, mostra que os ramos de Icó, como também era conhecido o Icozeiro, tinham a finalidade de servir como telhado para os sertanejos do famoso Arraial. Veja passagem a seguir:

"[...] Feitas de pau-a-pique e divididas em três compartimentos minúculos, as casas eram paródia grosseira da antiga morada romana: um vestíbulo exíguo, um atrium (a sala primcipal) servindo ao mesmo tempo de cozinha, sala de jantar e de recepção; e uma alcova (pequeno quarto de dormir) lateral, furna (toca) escuríssima mal revelada por uma porta estreita e baixa.

Cobertas de camada espessa de vinte centímetros, de barro, sobre os ramos de icó, lembravam as choupanas dos gauleses de César. Traíam a fase transitória entre a caverna primitiva e a casa. [...]"
HOJE - A influência do Icozeiro, que abundava e hoje ainda resiste no semiárido, do qual o Icó está inserido, foi homenagem para uma comunidade rural de Petrolina-PE, cuja Asssociação dos Micros Agricultores leva o nome da localidade e, consequentemente, da planta genuínamente nordestina.


FONTES PARA A PESQUISA -

:: A floresta e o homem - Publicação da EdUsp (Editora das USP);

:: Associação dos Micros Agricultores de Icozeiro - Petrolina, Pernambuco

:: Biomes of Brazil: an ilulustrated natural history (Biomas do Brasil: Uma história natual ilustrada);

:: Enciclópedia Agrícola Brasileira - Capparis yco;

:: História do Brasil - Pedro Calmon;

:: Liber Herbarum Minor - Guia incompleto das Plantas Medicinais;

:: Os Sertões - Euclides da Cunha;
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :